ARTICULISTAS

Percepção do cotidiano - A partilha do bem

Vania Fonseca
Publicado em 27/06/2020 às 07:17Atualizado em 18/12/2022 às 07:24
Compartilhar

Em época de pandemia, os olhos se voltam gratificados às mãos generosas que abençoam vidas pela prática da fraternidade! Atos de generosidade se multiplicam em acolhimento às dificuldades dos necessitados de pão material e espiritual. Em toda a Terra, ações vencem as barreiras da cidadania legal e ganham corações doloridos pelas chagas da miséria humana e social.

Em cumprimento a acordos internacionais que resguardam a vida como direito humano e fundamental, vários países se movimentam em ações que combatem as discrepâncias sociais e tentam minimizar as diferenças ocasionadas aos que se situam abaixo da linha de pobreza material. Evidente que compromissos assumidos dependem da sensibilidade e competências de governantes, do exercício da nobreza de caráter da autoridade pública, além de condições socioeconômicas e políticas de cada país.

Em Uberaba (MG), ressaltam-se atos caridosos trabalhados por entidades filantrópicas, Organizações da Sociedade Civil e poder público, em favor das pessoas carentes da sociedade. Hospital Dr. Hélio Angotti, Sanatório Espírita, entre outras instituições, e Prefeitura Municipal de Uberaba, se doam mediante abraços generosos!

No caminhar pela história de Uberaba, constata-se a realização de ações vultosas em favor da carência humana, em silêncio ou em campanhas, por seguidores de Chico Xavier ou pertencentes a outras denominações religiosas. Esta cidade ganhou espaço mundial na pecuária zebuína e destaque pelo cultivo de atitudes beneméritas por seu povo caridoso!

Neste momento que tende a se perdurar a um tempo indeterminado, necessário se faz que cada uberabense se mobilize com o objetivo de se doar em favor de quem precisa do mínimo para sobreviver! Que sejam pequenos gestos que espalhem luzes que curam e alimentam, mediante o ouvido que compreende, a palavra que alivia, a comida que sacia corpo e espírito!

Continuemos a fortalecer a “corrente do bem”, a olhar pelo próximo ao nosso redor, de forma desinteressada, sem cobiçar o favor alheio, pois “é dando que se recebe” (São Francisco de Assis), que se presta socorro ao mendigo que habita em cada um de nós!

Sobre a experiência da doação, em Atos dos Apóstolos (20:35), ensina Paulo de Tars “Tenho vos mostrado em tudo, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: mais bem-aventurado é dar que receber”.

Que nos iluminem os bons propósitos, que tenhamos bom ânimo para realizar a partilha do bem!

Vania Fonseca

Bióloga e pedagoga

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por