ARTICULISTAS

6 de Maio é marcado como o “Dia da Conscientização sobre a Síndrome de Edwards - T18”

Movimento T18 Brasil
Publicado em 06/05/2020 às 07:47Atualizado em 18/12/2022 às 06:06
Compartilhar

Essa é a foto que mais representa a felicidade que a Luiza tinha de viver. Na descrição da foto costumamos chamar de estrelinha as crianças que já voltaram pro céu. Luiza Silva Azevedo, viveu por 6 meses. 

A data tem como objetivo dar mais visibilidade à 2ª condição genética que mais acomete bebês no Brasil através de ações realizadas em várias cidades.

Desde 2017 com um dia para chamar de seu, a Síndrome de Edwards (T18), uma trissomia no cromossomo 18, mobiliza inúmeras cidades e ações para garantir mais visibilidade a uma condição genética rara. Porém, tudo começa em 2004, onde uma nova história tem sido escrita pelas mãos da Marilia Castelo Branco. Uma mãe, seu bebê (que nasceu na data) e o termo “incompatível com a vida” deram origem a uma ONG com mais de 1.153 casos desta síndrome até hoje, desconhecida por inúmeros profissionais da saúde (porém, em seu cadastro, a Associação Síndrome do Amor possui cadastros com mais de 100 síndromes diferentes).

Com a aprovação de leis municipais em oito cidades, dois estados e aguardando a aprovação em mais cinco cidades e no Senado, a Síndrome de Edwards tem ganhado voz em vários cenários. Em 2019, as ações foram as mais diversas: lançamento do primeiro livro sobre a condição, palestras, caminhadas e encontros, além da criação do movimento “T18 Brasil”, que une famílias com o propósito de dar voz à causa.

Esse ano, devido ao cenário que estamos vivendo, Marília pensou em ações online. “Junto ao conselho do movimento T18 Brasil, estamos montando estratégias para que a data não passe em branco”, conta ela. “Estamos preparando um conteúdo online com diversos profissionais da saúde, que explicarão para o público tudo sobre a Síndrome de Edwards”, fala a presidente.

As ações devem acontecer no Instagram e canal da instituição. “Quando criei a ONG, a Síndrome do Amor, só queria falar do meu filho. Hoje, 13 anos depois, falamos de amor, levamos informações e queremos conscientizar os profissionais da saúde que o termo "incompatível com a vida" (infelizmente relacionado a condição) não pode mais fazer parte dos protocolos clínicos aplicados os bebês”, explica Marília.

“Para quem quiser saber mais e acompanhar as ações, basta seguir @sindromedoamor e @trissomia18 ou Tube.com/c/trissomia18. Ali, falaremos sobre as próximas ações e conscientizaremos todos que se interessarem, sendo da área da saúde, pais ou não”, finaliza ela.

Movimento “T18 Brasil”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por