ARTICULISTAS

Os tijolos da Casa de Deus

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 08/08/2022 às 21:41Atualizado em 18/12/2022 às 21:21
Compartilhar

         Já se tornou cansativo ouvir que alguma ideia “vai mudar sua vida”, tantas são as opções bombardeadas via TV, mail, redes sociais e não sei mais quantas. Fato é que há ideias, frequentemente simples, que, incorporadas ao nosso dia a dia, são mesmo capazes de fazer diferença.

Uma delas veio de alguém especial no quesito comunicação e dizia: “o resultado da sua comunicação é a resposta que você obtém do outro, independente da sua intenção”. Como?

Muito simplesmente, chama ao emissor da mensagem a responsabilidade pelo que o receptor capta. Mas como alguém pode saber o entendimento de outra pessoa? Aí estão a dificuldade e a arte. Saiu o tema num treinamento em que se falava de como inspirar equipes de trabalho. Há uma muito conhecida fábula em que se perguntava a cada pedreiro de uma mesma obra o que ele estava fazendo. Dizia o primeiro que simplesmente assentava tijolos; já outro construía paredes. Havia um empenhado em construir uma igreja. Mais além, um muito orgulhoso profissional manifestava que estava construindo uma casa para Deus. Qual deles estava mais motivado a fazer um bom trabalho? O que tinha a visão mais inspiradora, claro.

A proposta, então, era que o líder da equipe incutisse essa imagem em cada qual dos trabalhadores, a cada dia. Em vez de uma, ter vinte pessoas fazendo a morada do Criador traria melhor resultado, mais capricho e atenção aos detalhes.

Põe-se o problema, e se há um ateu na equipe? A mensagem não vai surtir efeito, já que não lhe diz nada.

O resultado esperado é o mesm despertar aquela motivação muito interna, pessoal. Resta ao líder descobrir o que motiva aquela alma em particular.

Pode ser o fato de que a comunidade toda vai estar naquele templo no futuro, inclusive a família do operário? Ou, talvez, o reconhecimento dos colegas pelo apoio à equipe? Ou ainda, pode ser que o funcionário seja naturalmente meticuloso e apenas tenha que ter esse talento natural direcionado. Algumas palavras sinceras, notando o trabalho bem feito, bastarão.

Dá trabalho liderar uma equipe, conhecer cada membro e equilibrar o trabalho que tem que ser feito com as particularidades dos seres humanos, que, seja como for, são a força viva que vai concretizar o projeto. A fórmula é gerenciar o trabalho, liderando as pessoas.

Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica. [email protected]

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por