ARTICULISTAS

Aprendendo com Elon Musk

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 25/04/2022 às 22:15Atualizado em 18/12/2022 às 19:32
Compartilhar

Que empresa inova mais? Será a que mais investe nisso?

Em recente postagem em rede social, alguém se deu ao trabalho de compilar os investimentos dos principais fabricantes de automóveis em R&D (Research & Development – Pesquisa e Desenvolvimento).

Melhorar os automóveis continuamente é aspiração de todos os fabricantes, ainda mais no mundo de hoje, em que, em caso de acidente, os carros protegem seus ocupantes a níveis inacreditáveis. Nem se fosse a nossa mãe os projetando haveria tantos airbags e alarmes que tocam por tudo e mais alguma coisa.

À frente de todas essas empresas vem a caçula Tesla. Não é surpresa, já que seu dono, Elon Musk, vem se tornando quase sinônimo de inovação e vanguarda em tecnologia, com viagens espaciais e neuronais.

Assim, a grande surpresa foi descobrir que, de todas as grandes manufatureiras automobilísticas, a Tesla é a que menos investe em inovação. Oi? Como assim?

E não é por pouco. Começando pela VW, que em 2021 jogou estratosféricos 16,9 bilhões no assunto, passando pelas restantes, entre 6 e 8 bilhões, chegamos à Tesla, que dedicou “meros” 2,6 bilhões a melhorar seus produtos com novas tecnologias no ano passado e já tem carros autônomos de visual meio marciano passeando por aí, em testes de sucesso.

Passado o choque, vemos a resposta do big boss, dizend “É estranho como essas coisas são compartimentalizadas. Eu penso em toda a organização como sendo R&D”.

Mistério resolvido.

Empresas têm cultura própria e sua fonte primária está lá em cima. Com essa mentalidade, o fundador e propulsor da organização atrai colaboradores com postura similar e, mesmo aqueles que não são tão inovadores assim, são contagiados pelo clima e dinâmica que veem todos os dias. Quanto mais forte e presente a cultura, mais rápida e profundamente influencia cada funcionário.

Chega a um ponto em que quase não é necessário dizer o que cada empregado deve fazer (mas diz-se, mesmo assim).

Naturalmente, todos vão se empurrando na direção apontada pelo cabeça. Visão clara e condições para realizar, aí estão a grandes tarefas do líder máximo.

Na Semana da Segurança do Trabalho, fica a lembrança de que o mesmo princípio vale para a prevenção de acidentes. Quando o chefe acredita mesmo, a galera vai atrás. Bom para todos.

Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica [email protected]

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por