ARTICULISTAS

E se a Terra fosse plana?

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 27/09/2021 às 19:56Atualizado em 18/12/2022 às 16:11
Compartilhar

Em meio à discussão recorrente sobre notícias falsas, as infames fake news, interessante ver um documentário sobre pessoas que acreditam que a Terra é plana. Como é possível isso? Sim, um grupo de pessoas se dedica ao tema, e não basta crer, há que se provar e divulgar a mensagem. Difícil haver “news” mais “fake” do que essa.

Cada membro dessa associação tem seu emprego regular. São profissionais de ocupações variadas, porém, sempre que possível, se reúnem para se reafirmarem mutuamente e planejar experiências que confirmem sua crença. É claro que têm alguma dificuldade porque, bem, a Terra não é plana. Mas isso parece ser quase um detalhe.

O fato é que, nessa brincadeira, passam muito tempo falando uns com os outros, viajando e conduzindo as tais experiências. E o que acontece quando não se confirma a hipótese? Nada. Fala-se mais, planejam-se metodologias diversas, marcam outra conferência para falar, planejar e divulgar mais.

Percebe-se muito facilmente que o objeto da discussão é um pormenor. O que estamos vendo é uma dinâmica de equipe.

É natural do ser humano buscar uma tribo, encontrar aceitação dos semelhantes. Os primatas que preferiam estar sós foram morrendo pelo caminho da evolução, já que grupos têm vantagem competitiva. Em conjunto, caçavam e se defendiam muito mais eficientemente. Assim, buscamos nossa tribo um tanto por uma questão de sobrevivência.

Enquanto alguns têm facilidade para fazê-lo, seja por habilidade pessoal, seja por sorte, outros descobrem ser mais difícil preencher essa necessidade básica. Quando encontram a sua turma, o apelo é tão forte, que não é fácil romper a casca emocional que a protege. Vão fazer quase tudo para defender o seu agregado.

E se a Terra fosse plana? Talvez se encontrassem para celebrar. Ou, se calhar, apenas encontrariam outra forma de identificar sua tribo. Crenças não faltam por aí; alguma servirá para encontrar nossos pares. Quanto a mim, eu quero achar o povo que vai revelar ao mundo que chocolate não engorda.

Ana Maria Leal Salvador Vilanova - Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica - [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por