ARTICULISTAS

Não Discuta com seu Inconsciente

Ana Maria Leal Salvador Vilanova
Publicado em 14/09/2021 às 19:19Atualizado em 19/12/2022 às 01:56
Compartilhar

Um homem se aproximou da psicoterapeuta Marie-Louise Von Franz e lhe perguntou se ela poderia analisar um diário que recebera da filha dele. Nesse diário, a criança passou meses escrevendo todos os sonhos de que se lembrava e depois o ofertou ao pai. Agora esse pai apresentava as anotações à especialista em sonhos, discípula de Jung.

Valendo-se do treinamento que recebeu do mestre, bem como do próprio talento, a doutora leu tudo, buscando o significado por trás da estranheza e aparente falta de lógica que têm esses pequenos filmes que passamos para nós mesmos. E meditou muito, antes de responder ao pai.

Quando o homem voltou, ela, antes de comentar o conteúdo em si, perguntou se havia muito tempo que ele tinha recebido aquele caderno. Há quanto tempo aqueles sonhos tinham sido sonhados? Há vários anos.

Com muito jeito, e mantendo a honestidade no cumprimento da tarefa confiada, a analista disse que aqueles sonhos eram os de alguém que estava se preparando para morrer.

O que poderia ser uma notícia terrível, na verdade, foi o alívio final para o coração dolorido do pai. Ele, então, esclareceu que, algum tempo depois de ofertar o caderno a ele, a filha, de fato, apanhou um vírus qualquer, teve uma febre e, em poucos dias, morreu.

Quando a menina sonhou, não estava doente, e nada indicava o desfecho próximo. Afinal, para o inconsciente, isso não significa nada. Ressalvadas as devidas exceções, como doenças terminais e situações iminentes de risco, normalmente não sabemos quando vamos morrer, ainda que 100% dos habitantes da Terra estejam na mesma fila inevitável. Mas o nosso inconsciente sabe. Como isso ocorre? No momento, a ciência não alcança, mas o fenômeno está aí.

Conhecer algo sobre a interpretação de sonhos nos deixa humildes frente a esse pequeno milagre que ocorre todas as noites. Entre os muitos aprendizados, dos mais úteis é não brigar com o nosso inconsciente, que sabe coisas que não sabemos e quer cuidar de nós.

Isso para dizer que sonhei que deveria escrever que toda pessoa deve usar cinto de segurança, sempre que esteja num carro, seja como motorista ou passageiro. Não sei quem precisa ler esta mensagem, porém não vou discutir. O recado está dado.

Ana Maria Leal Salvador Vilanova

Engenheira civil, cinéfila, ailurófila e adepta da caminhada nórdica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por