ARTICULISTAS

Formatura Adesg 2019

Senhor Reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Professor Doutor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo

Luiz Eduardo Rocha Paiva
Publicado em 16/12/2019 às 17:39Atualizado em 18/12/2022 às 02:51
Compartilhar

Senhor Reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Professor Doutor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, na pessoa de quem saúdo as demais autoridades presentes. 

No final de setembro deste ano, estive nesta Adesg para ministrar duas palestras durante o ano letivo de 2019. Ao final da segunda jornada fui surpreendido e honrado com o convite para ser paraninfo desta turma de formandos.

Foi um momento de pura realização pessoal, como bem podem avaliar os que tiveram, ou ainda têm, a alegria e a vibração de se dedicar às atividades de ensino. Assim me senti, pois, dos meus 38 anos na ativa do Exército, passei 13 como instrutor, três dos quais, sendo Diretor de Ensino e Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Cumprimento os formandos da Adesg 2019 pela relevante conquista. Vocês constituem um universo de cidadãs e cidadãos que têm consciência da importância de construirmos um país ciente da dimensão que precisa ter no concerto global e dos desafios, internos e externos, que se apresentarão para alcançar tal status.

Alguns desafios precisam ser destacados, pelas ameaças que representam e, todos nós, inclusive os formandos e formandas, terão um papel relevante no seu enfrentamento, pois as atitudes de cada um contribuirão para construirmos o futuro que ansiamos para o Brasil.

Se todos deixarmos para outros assentarem os pequenos tijolos do Castelo Brasil, ele jamais ficará pronto. A missão é de todos nós.

Vivemos um mundo de conflitos e a globalização, tornando o mundo pequeno, os trouxe para o entorno estratégico brasileiro. As potências mundiais, enfrentando-se nesse entorno, potencializarão os desafios. Isso indica a premência de tempo para o Brasil se tornar uma potência com capacidade de dissuasão extrarregional, isto é, respeitada pelas principais potências mundiais. Em todas as regiões onde elas disputam poder, os países locais sofrem as consequências quando não têm poder de dissuasão.

O conflito de ideologias radicais entre si polarizou a sociedade, com prejuízo da coesão nacional, pois, além de não aceitarem o contraditório, negam, muitas vezes, a própria existência do adversário político. Desprezam a democracia e as liberdades fundamentais do ser humano. A sociedade precisa, com firmeza e urgência, disciplinar e neutralizar esses grupos radicais, pois, com eles no poder, mesmo alternando-se, a nação ficará andando de lado e jamais seguirá adiante. Enfrentem esse desafio!

Talvez o mais significativo desafio seja a moralização da vida política e social do país. A nação, todos nós, temos que mostrar firmeza e perseverança, exigindo das autoridades dos Três Poderes, que preservem as conquistas da Operação Lava Jato e não impeçam a sua continuidade. É preciso neutralizar o poder político e social de lideranças corruptas, fisiológicas e patrimonialistas, que tanto mal vêm causando ao Brasil.

O Brasil sofre um processo permanente de revolução socialista de linha marxista e gramscista. Importantes segmentos da sociedade estão sob controle de lideranças e militantes dessa ideologia radical, hoje empenhada numa revolução de viés prioritariamente cultural, para substituir princípios e valores morais da civilização cristã ocidental; atomizar a família tradicional; enfraquecer o aparato de segurança do Estado – OSP, Justiça e Forças Armadas – a fim de agravar o conflito interno e a insegurança pública, controlar a sociedade, tomar o poder e implantar a ditadura socialista.

O êxito das reformas econômicas será a base para toda essa gama de feitos que permitirão ao Brasil superar os desafios aqui resumidos.

Em síntese, o Brasil que sonhamos seria:

Um país reconhecido globalmente como defensor da paz e dos direitos humanos, mas com poder nacional para defender os interesses vitais da nação, interna e externamente; capaz de manter o desenvolvimento contínuo, com responsabilidade ambiental; e cuja gestão estratégica proporcione bem-estar econômico e social a toda a população. Que seja uma democracia, de fato, preservando as liberdades fundamentais e os direitos humanos, e onde a justiça seja escorada em uma legalidade honrada pela legitimidade do arcabouço jurídico.

Que o Estado seja um facilitador do processo econômico e não um interventor, que prevaleça a descentralização, a liberdade econômica com responsabilidade social, que confira oportunidades efetivas aos mais necessitados. Que uma reforma educacional calcada em cultura, conhecimento e em civismo, sem ideologias, recupere princípios e valores garantes da paz social e da evolução equilibrada dos costumes e tradições.

Senhores e senhoras, caros formandos e formandas, esta é a mensagem que desejava deixar, na condição de paraninfo da turma da Adesg de 2019.

Confiemos no Brasil, pois nosso povo é patriota, trabalhador e solidário. Só quer uma liderança com integridade moral e espírito cívico para confiar. O país precisa é de todos nós! Parabéns, e sejam felizes! Brasil acima de tudo! 

(*) General

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por