ARTICULISTAS

Violência Doméstica

A imagem mais associada à violência doméstica e familiar contra as mulheres é a de um homem

Laura de Sousa Bernardes
Publicado em 16/10/2019 às 19:06Atualizado em 18/12/2022 às 01:07
Compartilhar

A imagem mais associada à violência doméstica e familiar contra as mulheres é a de um homem, namorado, marido ou ex que agride a parceira, motivado por uma ideia de posse sobre a vida e as preferências daquela mulher. 

A cada ano que passa, a violência doméstica retira a vida de centenas de mulheres. Muito se engana quem acredita que violência doméstica se resume apenas em violência física, a violência doméstica vai muito além disso, embargando também violência moral, psicológica, sexual, entre muitas outras; já foi provado que a mulher sofre mais violência dentro de sua própria casa do que em ambientes públicos.

Esse problema está presente no nosso dia a dia e vemos em todo o lugar é um “essa roupa está muito curta”; “ninguém vai te querer”; um soco, um chute. A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) não se restringe a apenas violências física e sexual, que podem ser praticadas por quaisquer pessoas no âmbito familiar, pode ser seu pai, mãe, irmão, tio, sogra. A violência doméstica é qualquer ação ou omissão baseada em gênero que lhe cause lesão física ou psicológica.

E ninguém precisa passar ou suportar isso sozinho, existem canais de atendimento que protegem a mulher – o Disque 180 é um deles. O silêncio às vezes pode custar uma vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por