ARTICULISTAS

Como diminuir pânico causado pela pandemia

André Luiz Moreno
Publicado em 29/04/2020 às 07:32Atualizado em 18/12/2022 às 05:56
Compartilhar

Sim, a situação está crítica. O número de casos aumenta a cada dia no Brasil e a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou situação de pandemia. Porém, ao mesmo tempo, a situação crítica tem feito com que muitas pessoas se sintam ansiosas e extremamente preocupadas em função da possibilidade de se contaminar ou da progressão dos sintomas em caso de contaminação. Casos extremos dessa ansiedade e preocupação com saúde são inclusive diagnosticáveis, de acordo com diretrizes de saúde mental, como Transtorno de Ansiedade de Doença.

Nesse momento, portanto, mais do que seguir as orientações para reduzir risco de contaminação, é também importante seguir algumas perspectivas que ajudam no manejo da ansiedade e na diminuição do pânico generalizado causado pela pandemia. Algumas dicas nesse sentid

• Procure informar-se com notícias confiáveis sobre a situação do vírus em sua região. Fake news tendem a aumentar nossa sensação de vulnerabilidade a partir da superestimação da ameaça.

• Lembre-se que as orientações de prevenção são extremamente simples de ser seguidas e que, mais do que a intensidade dos comportamentos, o que importa nesse caso é a constância deles.

• Evite procurar os serviços de saúde só para se certificar que está tudo bem com você. É importante lembrar que você tem menos probabilidade de ser contaminado em casa do que em um hospital, caso não tenha nenhum sintoma importante.

• Cuide de seu bem-estar e de sua saúde, reforçando cuidados de alimentação, orientações gerais de saúde e hidratação. Isso é algo que está ao seu alcance e pode melhorar muito seu prognóstico.

• Respire e preste atenção em seus pensamentos de ansiedade. Por mais que você se sinta inundado pela sensação de ansiedade, lembre-se de respirar lentamente e observar seus pensamentos, considerando a real ameaça que você está submetido e os seus potenciais recursos para enfrentá-la.

Psicólogo, mestre em Psicologia, doutor em Saúde Mental, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e consultor em Saúde Mental; integra grupo de profissionais de clínica em Uberaba

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por