ARTICULISTAS

Quais fatores garantem saúde mental na terceira idade?

Quais os fatores estão relacionados ao adoecimento mental?

André Luiz Moreno
Publicado em 01/07/2019 às 21:54Atualizado em 17/12/2022 às 22:06
Compartilhar

Quais os fatores estão relacionados ao adoecimento mental? Nesse tribunal, todos os participantes exercem papéis mistos, em que é difícil explicitar quais os vilões universais. Frequentemente observamos que um fator de proteção para saúde mental de alguns e ao mesmo tempo fator de vulnerabilidade para o adoecimento de outros. O fato é que não há idade para ter saúde mental, assim como para adoecer. Porém, alguns fatores relacionados à terceira são importantes de serem destacados para analisar essa questão. 

O primeiro deles é a diminuição da funcionalidade social, parcialmente relacionada à aposentaria ou às mudanças nos papéis sociais exercidos até então. Em muitos cenários, o envelhecer é acompanhado de transformações que levam a pessoa a questionar sua utilidade, seu valor, seu papel. Uma boa maneira de conduzir essas transformações pode levar a uma visão prazerosa e recreativa da terceira idade, levando à reinvenção de ocupações e funcionalidades associadas ao desenvolvimento. Para outros, no enquanto, alguns desses aspectos podem influenciar o desenvolvimento de um senso de inutilidade, como se fosse um fardo a ser carregado.

O segundo deles é um fator que em fases anteriores da vida só é matéria de preocupação para os mais ansiosos, mas que, na medida em que o envelhecer acontece, se torna cada vez mais palpável: a finitude da vida. Enquanto muitos conseguem transformar essa preocupação em combustível para nutrir os anos futuros de vida, muitos a transformam em motor para a desesperança e para a sensação de que nada mais pode ser feito e realizado.

Por último, as mudanças no suporte social. Não raramente, o envelhecer é acompanhado por alterações nas composições dos lares, fazendo com que muitas vezes o idoso se encontre sem a companhia constante dos familiares até então presentes. Para alguns, esse evento é uma oportunidade para viver sem o julgamento de outros as liberdades de uma vida mais privada. Para outros, a solidão se configura como uma das piores características dessa fase de vida, e está intimamente ligada à sensação de que não é mais amado ou querido.

Se não existe um fator decisivo para o adoecimento mental, sabe-se que alguns podem ser para a manutenção da saúde mental. A manutenção do senso de identidade, o fortalecimento da percepção de valor e o afeto genuíno são alguns desses. O acompanhamento profissional atento aos cuidados específicos dessa faixa etária, também. Mas, por fim, independente da mobilidade, manter-se ATIVO. 

(*) Psicólogo, doutor em Saúde Mental (USP) e mestre em psicologia (UFRGS); sócio diretor do Ineps (Instituto de Neurociências Elza dos Passos Silva, em Uberaba)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por