ARTICULISTAS

Os benefícios do chocolate na saúde

Renato Abrão
Publicado em 18/12/2021 às 15:02Atualizado em 19/12/2022 às 00:46
Compartilhar

Bom dia, leitores do Jornal da Manhã. Estamos chegando perto do final do ano, uma época em que nos permitimos comer e beber sem peso na consciência. E o chocolate é um dos principais alimentos na mesa de todos nós. Visto isso, resolvi escrever sobre os benefícios que o chocolate, ingerido com moderação e escolhido o tipo correto, podem acarretar à nossa saúde.

Vivemos pensando que tudo que é gostoso não é saudável. Alguma parte disso é verdade, mas o chocolate pode ser uma deliciosa exceção a esta regra. Um chocolate com alto índice de cacau tem efeitos comprovados para prevenir e combater hipertensão, diabetes, ansiedade e depressão, entre outros males. Veja neste texto o que a ciência diz sobre esse alimento tão rico.

O chocolate é produzido a partir das sementes do cacau e essas sementes são ricas em substâncias chamadas polifenóis, mais especificamente as catequinas, antocianidinas e proantocianidinas. Essas substâncias sempre chamaram muito a atenção por suas propriedades antioxidantes e antimutagênicas. Alguns estudos mostram atuações diretas relacionadas à morte celular cancerígena em um tipo de câncer de cólon por atuação das catequinas, bem como atuações em câncer de pele.

Além do efeito benéfico nos cânceres de intestino, o chocolate, na forma mais pura possível, ou seja, mais rico em cacau, ainda pode trazer os seguintes benefícios:

·        Sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento.

·        Melhora no fluxo arterial. Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial.

·        Saúde do coração. A versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.

·        Saúde cerebral. O chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral.

·        Na gravidez. Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). As mulheres que saboreiam a delícia ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez.

·        Ataques cardíacos. Pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e comem chocolate podem reduzir o risco de morrer por problemas do coração.

·        Dores. Ingerir chocolate pode aliviar dores. A distração de comer ou beber por prazer atuaria como um analgésico natural.

·        Beleza. O chocolate é um aliado da beleza. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

·        Desgaste físico. O leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar da atividade física.

·        Melhora o humor e a memória. O chocolate de qualidade traz benefícios à nossa memória e humor, além de reduzir os níveis de estresse.

·        Prevenção de doenças ligadas à obesidade. O consumo de chocolate com alto índice de cacau tem ação comprovada na redução da inflamação crônica causada por obesidade. Também provoca redução nos índices de triglicerídeos no fígado e insulina no sangue.

·        Saúde da pele. O consumo de cacau está relacionado ao aumento no fluxo sanguíneo cutâneo, à proteção contra os danos causados pelos raios ultravioleta e à diminuição da rugosidade e descamação da pele.

Mas, atenção, todos esses benefícios têm origem no cacau, então, o efeito será tão maior quanto o percentual do fruto na composição. Em produtos de baixa qualidade, o excesso de açúcares e gorduras adicionados causa males que chegam a superar seus benefícios. A dica é procurar por chocolates com ingredientes saudáveis e alto índice de cacau. E, assim, comer aproveitando seus benefícios!

Bom domingo a todos!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por