ARTICULISTAS

Depressão por isolamento

Fernando Vieira Filho
Publicado em 02/05/2020 às 11:12Atualizado em 18/12/2022 às 06:02
Compartilhar

A depressão sazonal, cujo nome técnico é Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), é um tipo de depressão que ocorre em países de inverno rigoroso. Nestes países, por alguns períodos, devido a nevascas ou frio intenso, as pessoas ficam confinadas em suas casas por semanas. Este tipo de depressão tende a afetar as pessoas de meia idade e idosos, e as estatísticas mostram que o número de mulheres afetadas é quatro vezes maior que o de homens.

A depressão de isolamento social apresenta grande semelhança com a depressão sazonal.

Portanto, neste período de isolamento, que é uma situação nova e nunca vivenciada pelo povo brasileiro, devemos observar alguns sintomas deste transtorno, tais com pouco apetite ou fome excessiva; insônia ou excesso de sono; pouca energia ou cansaço; dificuldade de concentração; mau humor e irritabilidade; ansiedade.

Vejamos, então, algumas estratégias para prevenir esta depressã

• Pela manhã, abra as janelas de casa para permitir que entre o máximo de luz natural;

• Seja grato por tudo que a vida lhe ofereceu até esse momento. A gratidão é um remédio que, talvez, você tome em poucas doses em seu dia a dia. A mania de reclamar se instala quando você pensa que as coisas nunca estão boas o suficiente. Reclamação “atrai” negatividades para sua existência;

• Procure exercitar o entusiasmo (do greg “Deus dentro de você” ou “Estar possuído de Deus”), porque a força para implementar sua mudança interior vem de Deus. Assim, ter entusiasmo é se abastecer de Deus;

• Jogue jogos de tabuleiro, brinque com os filhos, faça exercícios físicos, dance, cante, etc.;

• Leia e releia bons livros;

• Tenha uma alimentação saudável;

• E, sobretudo, evite ficar diante da TV, assistindo noticiários alarmistas ou com o smartphone conectado só em redes sociais.

Fernando Vieira Filho

Psicoterapeuta clínico, palestrante e escritor

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por