ARTICULISTAS

Refletindo na madrugada

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 10/08/2022 às 21:43Atualizado em 18/12/2022 às 21:15
Compartilhar

Tirei algumas horas na madrugada para refletir, aproveitando o silêncio que dominava o ambiente.

Coloquei um pen-drive no notebook, onde há inúmeros álbuns de fotos antigas e atuais, catalogados nos últimos 25 anos.

Vendo fotos de passeios e reuniões que foram feitas com meus pais, filhos, netos e amigos, comecei a fazer um paralelo entre a época de minha infância com o que acontece nos dias de hoje, trazendo-me à memória um vídeo ao qual assisti, do mestre escritor e inigualável crítico Arnaldo Jabor, com o título “Quero voltar a confiar”.

Comungo com o pensamento de Jabor, de que, antigamente, vamos dizer assim, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos, eram autoridades dignas de respeito e consideração. Inaceitável era responder de forma mal-educada aos mais velhos, fossem eles parentes, ou não. Professores, então, eram ídolos, tratados com todo respeito e veneração.

Como éramos felizes e não sabíamos!!! Não tínhamos medo de nada, ou de quase nada. Podíamos temer o escuro, o “homem do saco” ou os personagens de algum filme de terror...

Faço meus os ensinamentos de Arnaldo Jabor, quando afirma que hoje dá até medo de enumerar a quantidade de fatos e “coisas” que aterrorizam nosso dia a dia. Dá uma tristeza saber que hoje existem sempre direitos humanos ilimitados para criminosos enquanto para o cidadão de bem existem somente deveres.

É visto como idiota aquele que paga impostos em dia, pois para os sonegadores e caloteiros sempre vai existir anistia.

Tem uma música do Legião Urbana que questiona: “Que País é esse?”. E hoje precisamos refletir o que aconteceu com o mundo nos últimos 30 anos? Que mundo é este em que vivemos? Onde estão os valores morais? Tudo se transformou para pior! O respeito, a palavra, o compromisso, a “vergonha na cara”, o “fio de bigode”, a gentileza, tudo desapareceu, se tornou ridículo?

Balancei a cabeça querendo parar meus pensamentos... tomei um café ratificando as palavras de Arnaldo Jabor, quando afirma que “quero ter de volta o meu mundo simples e comum, onde existam amor, solidariedade e fraternidade como bases. Que precisamos voltar a ser “gente, construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, onde as pessoas respeitem as pessoas. Utopia? Quem sabe? Precisamos tentar, pois os nossos filhos merecem e nossos netos certamente nos agradecerão”.

Marco Antônio de Figueiredo

Articulista do Jornal da Manhã

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por