ARTICULISTAS

É Guerra!!!

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 12/05/2021 às 21:04Atualizado em 19/12/2022 às 03:49
Compartilhar

Tenho me dedicado em meu tempo livre a estudar sobre estratégias de guerra, política, articuladores, articulistas, influências e influenciadores.

Nesta última semana, debrucei-me em estudar Sun Tzu, o autor do livro “Arte da Guerra”, que assim como o Príncipe, de Maquiavel, e outras obras políticas clássicas, continua a exercer influência nos dias atuais.

Um fato não podemos negar, sob qualquer ângulo que analisemos: política e guerra são duas atividades humanas muito próximas, como bem expressou Carl von Clausewitz (historiador e teórico militar) ao afirmar que “A guerra é a continuação da política por outros meios”.

“Estamos em guerra”, este é o termo que se aplica perfeitamente ao momento atual, devido à pandemia e crise econômica/financeira que assola o planeta.

Mais do que nunca, os desafios que eram previstos há um ano, tiveram que ser modificados, adaptados, e uma “guerra” nos alcançou de forma repentina, tornando necessário repensar em uma nova realidade, enfrentá-la com criatividade e estratégias foram necessárias ser postas em prática para garantir resultados.

Os campos de “batalha” surgiram nos quatro cantos do planeta diante de inimigos invisíveis e mortais, sendo preciso convocar “soldados cujas armas que poderiam usar eram somente o conhecimento, a dedicação e o amor à própria vida.

Muito se aprende ao ler as lições de Sun Tzu, assim como os conselhos de Maquiavel para a guerra, quando redefinidos para uso em uma pandemia, principalmente quando esta assume uma natureza política.

Diz Sun Tzu, em seu livro, que vitória ou derrota em uma guerra depende de estratégia e tática, afirmando que “proteger-nos contra a derrota está em nossas mãos, mas a oportunidade de derrotar o inimigo é proporcionada pelo próprio inimigo”, ou “que vence a batalha quem não comete erros. Não cometer erros é o que estabelece a certeza da vitória, pois significa derrotar um inimigo que já está derrotado” (… porque ele cometerá os erros).

Sabemos que erros acontecem e são inevitáveis, mas o que devemos buscar é errar pouco, errar em questões menos importantes e, sobretudo, manter sempre a possibilidade de corrigir o erro cometido.

Estamos perdendo vidas e mais vidas diariamente! Não dá para fechar os olhos e não ver que estamos em um campo de batalha. É guerra e precisamos do esforço de cada um de nós para vencer este terrível inimigo, sendo a primeira estratégia fazer um pacto pela vida, travando uma guerra contra a aglomeração.

Marco Antônio de Figueiredo - Articulista e Advogado - [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por