ARTICULISTAS

Uma visita ao Arquivo Público

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 28/04/2021 às 20:51Atualizado em 18/12/2022 às 13:25
Compartilhar

Tenho aproveitado o tempo vago para pesquisar sobre pessoas que marcaram minha trajetória nestes mais de 65 anos de vida, como D. Hermínia Baptista Mendes (Vó Fiúca), Professor José Geraldo Guimarães, Drs. Luciano Justiniano Ribeiro, Edson Prata, e tantos outros.

Muitas informações encontrei pesquisando pela internet, mas foi visitando o Arquivo Público de Uberaba que encontrei dados e fatos que enriqueceram minha busca destas inesquecíveis personalidades que marcaram passagens na minha vida.

Em uma vista de tantas que certamente vou fazer pude constatar que o Arquivo Público possui uma biblioteca especializada em história de Uberaba e arquivologia, reunindo obras raras e preciosas, com uma equipe de vinte e quatro servidores dedicados e preparados para esclarecerem todas as dúvidas, demonstrando conhecimento profundo ao que se refere à verdadeira história de Uberaba e Região.

Fui carinhosamente recebido pelo atual superintendente Dr. José Rodrigues de Resende Filho, meu amigo/irmão que fez questão de me apresentar toda equipe, mostrando todo o acervo, explicando e detalhando, por época, todo o trabalho por eles desenvolvido, destacando sempre que ali está “a joia mais preciosa de Uberaba”, sua história e todas as provas da verdade do que aqui aconteceu.

Em cada departamento que visitava, os funcionários, com uma imensurável dedicação, fizeram uma explanação e esclarecimentos sobre os questionamentos por mim formulados, dentre eles Amábile, Vânia e o Onofre, do Arquivo Histórico; o Miguel e Luiz Cellurale, do Departamento de Difusão; a Maria Aparecida e a Cristina, do Arquivo Administrativo. Não posso de forma alguma esquecer a Meire, na recepção; o Carlos, na conservação do edifício, e Mariano Leite, responsável pela preservação e segurança, durante o período noturno, fins de semana e feriados.

Quem não teve a oportunidade de visitar ainda, agende uma visita, pois o Arquivo Público de Uberaba é responsável pela gestão, recolhimento, guarda, preservação e acesso ao acervo arquivístico do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como aos documentos privados de interesse público.

Em suas dependências, poderão ter acesso a milhares de documentos, que remontam aos períodos colonial, imperial e republicano, em uma viagem de história até os dias atuais, destacando fotografias, mapas produzidos nos séculos XVIII, XIX e XX, documentos referentes à escravidão, ao movimento imigratório para formação de nossa sociedade, enfim, a história de nossa querida Uberaba.

Deixo aqui meus agradecimentos e homenagens ao superintendente e a toda a equipe do Arquivo Público de Uberaba, pois demonstraram que o arquivo é uma instituição estratégica para toda a sociedade e que uma sociedade sem arquivo é sem memória, sem transparência.

Marco Antônio de Figueiredo - Advogado e Articulista - [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por