ARTICULISTAS

Redes Sociais x Eleições

Todos nós sabemos que a política é uma arte complexa, que exige conhecimento

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 05/02/2020 às 19:14Atualizado em 18/12/2022 às 04:03
Compartilhar

Todos nós sabemos que a política é uma arte complexa, que exige conhecimento sobre as paixões humanas e as regras do jogo burocrático. 

Por que os políticos parecem ser sempre iguais? Quais são as habilidades escondidas por trás de todo esse jogo?

Podem até discordar, mas essa “igualdade” muitas vezes vistas nos dias de hoje é porque muitos desses políticos ainda estão impregnados no espírito conservador, sem o uso das novas tecnologias no processo eleitoral, quando os principais instrumentos de propaganda política passam pela internet.

Ninguém em sã consciência e um pouco de conhecimento de campanhas eleitorais pode negar a importância do uso dos chamados inbound e outbound no marketing político, das estratégias nas construções dos conteúdos, ou de ir atrás do eleitor de forma ativa, que revelam o quanto as redes podem ser decisivas para os candidatos.

Ninguém pode negar que as campanhas pela internet buscam confirmar a realidade de escassez de recursos para propagandas eleitorais como meio de informação acessível e democrática, espaço este profícuo de divulgação de plataformas de campanha e de interação com eleitores, principalmente o WhatsApp e o Facebook.

As redes infelizmente não são totalmente um mar de rosas como meio de informação para os eleitores, pois ainda faltam cultura e educação a muitos que delas usam, gerando polaridades e campos de disputas deselegantes, para não falar criminosas, como temos visto por esses sertões da farinha podre, onde alguns, uma minoria, felizmente, que não sabem diferenciar entre liberdade e alienação, razão e obscurantismo, ética e depravação. Isto acontece em geral nesta época pré-eleições, quando a farra com o dinheiro do contribuinte vira uma festa, fato por sinal nada democrático, pois, na ânsia desesperada para eleger seus candidatos, entram em uma disputa em que a ética, a legalidade e/ou a moralidade são termos fora da realidade, valendo tudo.

Por outro lado, existem grupos seletos que sabem discutir as eleições 2020 em Uberaba, composto de formadores de opiniões e debatedores, não existindo unanimidade de opiniões ou de ideologias, mas debatendo com galhardia, respeito, fatos e atos estes que são imprescindíveis no jogo democrático.

Não existem restrições quanto a opinar, pois o bom articulador e debatedor normalmente não possuem “papas na língua” e nem medo de se indispor com ninguém, mas sempre acompanhados pelos administradores que fazem o papel de mediador.

Destaco aqui um dos muitos grupos de WhatsApp dos quais faço parte como membro efetivo, que é “Política Uberaba 2020”, onde o respeito, a ética e a busca por eleições que visam o melhor para nossa Uberaba são a base dos debates e das demais postagens. 

(*) Articulista e advogado

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por