ARTICULISTAS

Em 2020, as mulheres dominarão a política!

Aproximam-se as festividades do Natal e mais um ano chegando ao fim

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 18/12/2019 às 19:31Atualizado em 18/12/2022 às 02:53
Compartilhar

Aproximam-se as festividades do Natal e mais um ano chegando ao fim. Mais uma etapa de nossas vidas terminando e outra já preparada para começar! 

Mesmo com todos os obstáculos que a vida nos prepara, conseguimos superar as barreiras e agora é hora de refletirmos sobre o que podemos fazer para termos um 2020 melhor.

Nas redes sociais a preocupação maior é com os mandos e desmandos da classe política, assim como discussões e opiniões sobre as eleições em 2020.

No WhatsApp fui convidado para participar nada menos que 18 grupos dedicados exclusivamente a assuntos políticos, com “Conexão Política”, “Visões Políticas”, “Política em Uberaba”, “Análise Política”, “Política e Politicagem”, “União Política Uberaba”, “Em Quem Votaremos”, “Política Uberaba 2020”, etc.

Na maioria dos grupos, mesmo sendo específicos, os assuntos são tratados, por grande parte dos membros, com acidez, ironia e sarcasmo, às vezes mesmo com deboche quanto à atuação de instituições, governos e figuras públicas e políticas.

Resumindo, seja nesse ou naquele grupo, o voto se torna a mercadoria da vez, surgindo todo tipo de pré-candidatos, sem falar nos famosos oportunistas políticos, assim como encontramos os que colocam seus nomes visando negociatas em troca de cargos para si ou para apadrinhados.

Por outro lado, também aparecem pessoas de bem, que por motivo óbvio, não querem ver seus nomes incluídos nesse lamaçal fétido, inundado de oportunistas e ratos do esgoto político.

Não precisa muito esforço para vermos os “políticos” que ora surgem, ou ressurgem, do submundo em busca de “oportunidades” e voto.

Um fato chama a atenção em todos os grupos das mais diversas redes sociais, a participação ativa das mulheres, que demonstram um interesse diferente do que vimos nas eleições anteriores.

Estamos vivenciando uma progressão de debates em torno das questões femininas, com opiniões embasadas sobre temas como administração pública, leis, carreira e também no cenário político.

O aumento progressivo das mulheres nas discussões políticas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, deixa de forma clara e precisa, no que tange à representatividade das mulheres, viabilizando que teremos um considerável número de mulheres no legislativo uberabense.

Quanto ao executivo, pelo menos 5 nomes com viabilidade de alcançarem a vitória já estão sendo colocadas à apreciação.

Chegou a hora de uma mudança radical na política desta terra de Major Eustáquio! Chegou a hora de escolhermos entre os “carrancudos” e a “doce voz da sabedoria”, entre o “lobo” e a “águia”, entre o “só prometer” e o “ponderar e cumprir”, entre o “só falar que ama” e o saber amar verdadeiramente nossa Uberaba.

Tudo indica que, em 2020, as mulheres dominarão a política uberabense! 

(*) Articulista e advogado

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por