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Uberaba, 16 de outubro de 2019 -

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Ovídio Maluf

Marketing para empresas

“Quem não é visto, não é lembrado”. A famosa frase, atribuída ao filósofo francês René Descartes, é quase um mantra para justificar a importância de investimentos em estratégias de marketing, seja para tornar a empresa conhecida ou para fixar a sua marca como imediata lembrança entre os clientes. Mas aí, aparece a alegada falta de dinheiro por parte de muitos empresários, afinal, primeiro vêm as obrigações trabalhistas e fiscais, pois os salários dos colaboradores e finalmente, os impostos - com eles não se brinca e, por último, o aporte na área de vendas, pois é preciso faturar e faturar é preciso. Não deveria, mas, para a maioria das empresas, o marketing sempre vem por último. Um pequeno teste: pense nas questões abaixo e responda mentalmente com qual das alternativas você mais se identifica:
a) Até vejo o marketing como investimento e não como gasto, mas tenho outras prioridades.

b) Não posso desperdiçar dinheiro com algo que não gera receitas, só despesas.

c) Eu já faço propaganda de vez em quando.

d) Sempre reservo um percentual do orçamento para esse fim, mesmo em tempos difíceis.

Com qual das alternativas você se identifica? Esperamos que seja com a última delas. Afinal, a decisão de investir permanentemente em marketing eleva suas chances de êxito. Se você ler sobre marketing, verá que os especialistas consideram que a constância é mais importante do que um investimento pontual. Se você também enxerga as estratégias de marketing como uma necessidade, falta só escolher aquelas que mais agregam valor por menos investimento. Para isso, é importante o auxílio de um profissional de marketing ou uma agência de propaganda para que seu investimento tenha maior possibilidade de retorno. Particularmente, gosto muito do marketing off-line, em especial, jornal, TV e outdoor. São veículos tradicionais com comprovada aprovação para os mais diferentes tipos de negócios. Agora, se você não possui uma verba para o investimento em mídia off-line, o importante é não ficar em “off”, invista no Marketing Digital.

O Marketing Digital quase que dispensa comentários, tanto pela evidência adquirida como principal estratégia de divulgação empresarial quanto pela quantidade e qualidade de suas ferramentas. Um site, um blog, e-mail marketing e redes sociais são alguns dos instrumentos utilizados para gerar tráfego, atrair clientes e fomentar as vendas. Mas o que talvez você não tenha percebido é a possibilidade de aplicações do marketing digital dentro de outras estratégias. No apoio às vendas, por exemplo, o e-mail é quase como um folder digital. Já para o marketing de varejo, as redes sociais são um canal moderno e capaz de promover retorno. Caso se interesse por ampliar seus conhecimentos sobre o Marketing Digital, procure uma agência ou acesse www.futurap.com.br e conheça mais.

Ovidio Maluf – Diretor da Agência Futura P

 

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