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Marketing para empresas - relacionamento

Ovídio Maluf
Publicado em 07/10/2018 às 20:25Atualizado em 17/12/2022 às 14:13
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Através do Marketing de Relacionamento, as empresas podem obter maior facilidade e sucesso em manter seus clientes, além de conquistar novos, sendo um diferencial diante do excesso de similaridade entre as empresas e produtos que traz para o consumidor um motivo concreto para escolher uma marca que se destaque. No mercado atual, o consumidor tem total liberdade em adquirir um produto ou serviço com variadas propostas, aumentando cada vez mais a competitividade entre as empresas em geral. Essa “guerra” entre elas faz com que a satisfação e fidelização do cliente que entra na sua loja seja fundamental, pois, através do marketing de relacionamento, as pessoas sempre voltam e a tendência delas é repetir essas ações, inúmeras vezes. Atender bem o cliente que adentra um estabelecimento comercial é conquistar esse consumidor e tornar sua relação com ele muito mais duradoura e lucrativa. O caminho para o sucesso está no fortalecimento dos relacionamentos com seus clientes e na criação de elos e rotinas que melhorem a imagem da empresa. Os requisitos básicos para essas práticas sã conhecer e avaliar os valores mais importantes para o seu cliente; proporcionar maior satisfação para ser utilizado como ferramenta na estratégia de marketing; fazer com que ele tenha a liberdade de circular, sem que um atendente fique “grudado”, ofertando ou sugerindo opções sem que ele peça. Essas avaliações entre cliente e fornecedor podem ser chamadas de “momentos de verdade”, que são momentos que vão transmitir a imagem do seu produto ou serviço ao cliente. Hoje, a maioria das grandes redes investe cada vez mais na capacitação de seus funcionários e no bom atendimento ao cliente, para que este esteja satisfeito e retorne para a empresa. É chegada a hora das pequenas e microempresas seguirem esse caminho. As estratégias utilizadas e os benefícios alcançados com essas ações são fatores determinantes para que as empresas devam trabalhar cada vez mais o relacionamento, pois com ele virão as vantagens competitivas e a redução dos custos, além das conquistas de clientes fiéis e satisfeitos, aumentando assim a estabilidade da empresa e comprovando que o foco no relacionamento traz resultados muito positivos. A conclusão é, portanto, que, para manter seus clientes fiéis, é necessário que a empresa possua foco estratégico, conquiste a sua confiança, invista nos funcionários, se preocupe com detalhes, cuide constantemente da sua imagem e utilize o Marketing de Relacionamento.

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