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Marketing para empresas – Estratégias

Ovídio Maluf
Publicado em 01/10/2018 às 07:29Atualizado em 17/12/2022 às 13:59
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Aplicar as estratégias de marketing corretas na sua empresa é fundamental, pois elas são as chaves para o seu crescimento sustentável. Não adianta ter uma boa ideia de negócio se você não souber divulgá-lo corretamente. Nesse artigo quero mostrar que algumas ações podem fazer toda a diferença no seu negócio. O importante é você compreender como funciona o seu mercado e desenvolver um pensamento estratégico de marketing e aplicá-lo. Aqui, listo algumas ações que poderá ajudá-lo. 1. Marca e identidade visual - "Sua marca é sua cara". Se você ainda não possui uma ou necessita reformá-la, contrate uma Agência de Propaganda, pois a identidade visual deve ser muito bem resolvida, até as cores escolhidas podem influenciar consumidores. É um investimento que vale a pena! 2. Sites e blogs – Você tem que ter um: já pensou se o seu cliente procurar pelo seu produto no Google e não encontrar nada? Você acabou de perder uma venda! Pois é, este é um erro comum de muitas empresas: não ter presença digital. Se você não tiver nenhum dos dois, corrija isso, “pra ontem”. 3. Redes sociais - Estar presente nas redes sociais é obrigatório, mas não de qualquer jeito! O Facebook e o Instagram mudaram muito, ambas as plataformas agora exigem que você invista em impulsionamentos pagos, caso contrário, quase ninguém irá ver os seus posts. Contrate uma empresa para fazê-lo profissionalmente ou estará dispersando esforços na sua comunicação. 4. E-mail marketing – Se você já possui um cadastro de clientes e os e-mails deles, use-o, é um ótimo canal direto para divulgar sua empresa, fazer promoções, pesquisas e relacionamento. A dica é: capriche no layout, no assunto da mensagem e personalize com o nome do seu cliente e use com moderação (nada de ficar enviando e-mails diariamente). 5. Relacionamento - Um dos maiores segredos do marketing é saber ouvir o cliente e manter um relacionamento saudável com ele. É necessário ter uma estratégia para avaliar a satisfação, estabelecer contato e promover a fidelização. 6. Promoções - Utilizar de estratégias de promoção de vendas com sorteios, descontos, distribuição de brindes, cartões-fidelidades, etc... são formas de movimentar vendas e atrair mais clientes. 7. Campanhas publicitárias – Além do Digital, é importante o investimento em anúncios de jornal, revistas, rádio, outdoor e TV. Propaganda é tão importante para seu negócio que transcrevo aqui a famosa frase eternizada por Henry Ford: “Se eu tivesse 1 dólar, investiria em propaganda”.

Ovídio Maluf é diretor da agência Futura P

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