ARTICULISTAS

Adultos e crianças podem sofrer com depressão, psicólogos em Uberaba prestam sessões diferenciadas

Em um de seus relatórios mais recentes, o Ministério da Saúde mostrou que...

Lucas Lamounier
Publicado em 25/07/2018 às 11:50Atualizado em 17/12/2022 às 11:50
Compartilhar

Em um de seus relatórios mais recentes, o Ministério da Saúde mostrou que somente no Brasil já são mais de 11 milhões de pessoas que sofrem com depressão. Quando pensamos em escala mundial, este número aumenta para 350 milhões de pessoas ao redor do mundo. Doença de sintomas diversos, a depressão pode ter sua permanência prolongada caso quem necessite de ajuda não conte com o apoio de amigos, familiares e principalmente de profissionais da área. De origem complexa, psicólogos em Uberaba tratam esta doença que pode abater adultos e também crianças.

“Esses dados apresentados são um sinal de alerta para que todos os países venham a repensar suas abordagens no que diz respeito à saúde mental”, alertou Margaret Chan, ex-diretora da OMS em entrevista para Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Para Chan, a depressão tem sido negligenciada pelas autoridades e precisa imediatamente ser “tratada com a urgência que merece”. Atualmente, a depressão é apontada como a principal causa de incapacidade laboral, social e de problemas de saúde.

Além de tristeza e angústia, a depressão também pode apresentar sintomas como irritabilidade, excesso ou falta de apetite, forte cansaço, dificuldades para dormir e vários outros sinais de abatimento emocional. No entanto, apesar de suas variações sintomáticas quase sempre bem pontuadas, a junção de um ou mais dos sintomas não caracteriza necessariamente a depressão, daí a importância de aconselhamento profissional. O problema é que este passo nem sempre é tão simples como parece.

Por sofrer muitas vezes com a falta de interesse pelo convívio social ou anseios gerais, a pessoa que vive com depressão se isola e a busca por um especialista pode acabar sendo a parte mais difícil, especialmente nos casos mais graves ou que já existem há alguns anos. Assim, uma das formas de contornar esse dilema é poder se consultar com um psicólogo online que oferece a mesma eficácia da consulta tradicional. De acordo com o MundoPsicologos.com, são ao menos 25 psicólogos em Uberaba que oferecem este tipo de atendimento diferenciado através da internet.

Para a psicóloga Cecília Frota, é igualmente importante prestar especial atenção às crianças, uma vez que elas também podem sofrer com depressão. Segundo relata Frota em entrevista ao Ministério da Saúde, "a criança diminui o brincar, ela perde o desejo por aqueles brinquedos preferidos”, citando os sintomas mais comuns. Além disso, “a criança se isola mais dos coleguinhas, se isola mais da família e pode acontecer perda de peso". Há ainda a situação inversa, para Cecília “é também muito comum que a depressão venha associada a um momento ansioso onde a criança pode até ter um ganho de peso por compensar com a comida".

De forma complementar, a OMS identificou que há relações evidentes entre a depressão e outras doenças. Segundo a organização, o transtorno seria capaz de aumentar as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes, dada a complexidade da condição que pode ter relações biológicas. A relação apontada apenas reforça o cenário e a perspectiva que a depressão precisa ter atenção imediata por parte de autoridades e governos, uma vez que se trata evidente de uma questão de saúde pública.

Não há uma forma concreta de evitar a depressão, uma vez que seu desencadear sempre precisa ser analisado por um profissional da área. Apesar disso, medidas simples como manter um estilo de vida saudável com ingestão de alimentos naturais e a prática e exercícios físicos regulares pode garantir o mínimo necessário para a prevenção do quadro, ao menos é o que aponta um estudo recente sobre os benefícios de uma vida mais ativa na eliminação de sintomas depressivos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por