ARTICULISTAS

Arte e cultura em Uberaba

Guido Bilharinho
Publicado em 07/03/2020 às 11:53Atualizado em 18/12/2022 às 04:44
Compartilhar

Há muito se fazia necessária, para quem se interessa pelas artes e pela cultura uberabense, a reunião, num só livro, de alguns dos principais ensaios e artigos referentes às manifestações artísticas e culturais ocorridas na cidade.

Espalhados, aqui e ali, como estavam, era às vezes impossível ou, quando menos, difícil e penoso encontrá-los e acessá-los, já que, além disso, muitos deles foram publicados em livros já esgotados, revistas desaparecidas e extensas coleções de jornais, inacessíveis muitas delas.

Todavia, em Arte e Cultura em Uberaba não se colecionam todos e nem ao menos a maioria dos principais trabalhos editados sobre os temas nela contemplados. Arrolam-se apenas os que, até o momento, foram possíveis de serem encontrados, acrescidos de alguns artigos inéditos destinados a cobrir áreas ou épocas sobre as quais ainda nada se havia escrito.

No referido livro, por eletrônico, outros ensaios e artigos, à medida que descobertos ou escritos, poderão lhe ser agregados e, se tantos, desdobrando-o em dois ou mais volumes.

Além do mais, mesmo a respeito de vários dos assuntos comentados, não se teve ainda possibilidade de se efetuar levantamento exaustivo, dada principalmente a dificuldade de consecução (ou de tempo para fazê-lo) das coleções dos mais importantes jornais aqui editados, que sempre deram a devida cobertura noticiosa aos eventos culturais realizados na urbes.

Desse modo, têm-se examinadas em Arte e Cultura em Uberaba dez áreas diversificadas de expressões artísticas e culturais locais, abrangendo, dentro do possível e pela ordem cronológica de seu surgimento, os primeiros escritores e associações literárias, instituições culturais, música, literatura, arquitetura, artes plásticas, dança, imprensa, periódicos culturais e cinema.

Nesse livro nada se inclui sobre teatro e nem dele consta a bibliografia sobre a cidade porque ambos esses temas estão abordados nas obras O Teatro em Uberaba e Bibliografia Sobre Uberaba, publicadas eletronicamente no blog https://bibliografiasobreuberaba.blogspot.com/.

Pretende-se e crê-se que, com essa obra, facilite-se, promova-se, incentive-se e aguce-se o interesse pelo conhecimento das artes e da cultura de Uberaba, tanto quanto o faça para a continuidade de sua criação artística e cultural, bem como para a elaboração de futuros ensaios a respeito.

Mesmo porque, se não se estudar, pesquisar e conhecer o que se fez no passado, não se estará valorizando o que se está fazendo no presente, nosso futuro passado.

De todo modo, com os livros físicos já editados sobre Uberaba e os que vêm sendo publicados no blog acima mencionado, Uberaba é hoje, no país, uma das cidades mais estudadas e de estudos mais divulgados, mercê de sua produção artístico-científica e poderosa tradição cultural.

 

Guido Bilharinho

Advogado em Uberaba e autor de livros de literatura, cinema, estudos brasileiros, História do Brasil e regional editados em papel e, desde setembro/2017, um livro por mês no blog https://guidobilharinho.blogspot.com.br/

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por