JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 03 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CÁ ENTRE NÓS

Heli Grilo destaca ação junto ao Estado para a conquista de respiradores

01/07/2020 - 00:00:00.

Paternidade
O deputado estadual Heli Grilo (PSL) fez postagem patrocinada nas redes sociais para dizer que foi ao governo do Estado solicitar os respiradores, entre outros equipamentos, para dobar o número de leitos de UTI no Hospital Regional, além de 1.460 testes da Covid-19. No último sábado (27), na chegada dos aparelhos, ninguém falou sobre a paternidade.

Desemprego
O Painel de Informações do Novo Caged mostrou que Uberaba fechou 961 postos de trabalho em maio. O saldo foi negativo em todos os setores da economia local, sendo os menores impactos na agropecuária (-4) e construção (-58) e os maiores no comércio (-202), indústria (-346) e serviços (-351). Foram 1.461 admissões e 2.422 desligamentos. Em Uberlândia, o saldo também foi negativo, com 331 vagas fechadas, ao descontar 6.882 demissões das 6.551 contratações. Na vizinha cidade, o setor de serviços retomou o crescimento, com saldo de 261 vagas. O mesmo ocorreu com a indústria, com 10 empregos de saldo.

Aulas remotas
Em função da Covid-19, o Conselho de Ensino da UFTM aprovou o Período Suplementar Emergencial para que alunos dos cursos de graduação e cursos técnicos tenham atividades ministradas remotamente. A adesão ao PSE será voluntária por parte dos docentes e alunos. O registro de frequência discente será vinculado ao cumprimento das atividades propostas no Plano de Atividades Remotas. Não poderão ser computadas faltas aos estudantes que não estiverem assistindo às aulas online em tempo real. O aluno será reprovado por falta caso não cumpra pelo menos 75% das atividades avaliativas. O PSE terá a vigência de 10 semanas. A divulgação das matrículas será dia 15 de julho.

Transmissibilidade
A taxa de transmissibilidade aumentou de 127 para 133 pessoas infectadas por uma pessoa contaminada pelo coronavírus na cidade. Os números estão no site “Observatório Covid-19 Uberaba”, que projeta até 925 casos positivos até amanhã. Inicialmente, a projeção era de 723 notificações, o que foi superado na segunda-feira (29), com 740 positivações para Covid.

Está valendo
Pacientes com Covid-19 internados em unidades hospitalares de Minas Gerais poderão receber visitas presenciais ou por meio de videochamadas. A lei que trata do assunto foi sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) e publicada no Diário Oficial do último sábado (27). Segundo a legislação, os encontros devem seguir todas as recomendações sanitárias para evitar o contágio, mas poderão ser vetados em caso de contraindicação médica. Já contatos remotos, por sua vez, só não poderão ocorrer se houver falta de equipamentos necessários para tal.

Possibilidade
Durante o estado de calamidade pública, os municípios mineiros estão autorizados a fazer a transposição e a transferência dos saldos financeiros remanescentes de exercícios anteriores, resultantes de parcerias e convênios firmados com o Estado. Poderão fazer o mesmo com os saldos constantes dos Fundos de Saúde e dos Fundos de Assistência Social provenientes, respectivamente, de repasses do Estado. É o que estabelece a Lei Complementar 154, publicada no último sábado (27) no Diário Oficial de Minas Gerais.

Em negociação
A empresa de telecomunicações Algar estaria no páreo para adquirir a unidade de telefonia móvel da Oi. Por trás do plano estaria o fundo soberano de Singapura GIC, que adquiriu 25% do capital da tele mineira em janeiro de 2018. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

Fazendo as contas
A Prefeitura de Uberaba recebeu R$2.541.292,46 de repasses do Fundo de Participação dos Municípios em junho. Também foram depositados R$850.430,21 do Fundeb incidente sobre o FPM.

Reta final
O sonho da sede própria do Associação de Acolhimento ao Idoso “Anjos do Bem” está se concretizando no bairro Alfredo Freire. A iniciativa, persistência dos gestores Tiago e Márcio, é um exemplo para outras instituições. Nesta fase final eles estão precisando de barras de apoio para os banheiros e lixeiras com pedal, entre outros equipamentos. Mais informações: (34) 9995-2989.

Facebook


Ex-vereador Edmilson Doidão fez nova distribuição de miúdos de porco aos moradores do bairro Jardim Alvorada, na segunda-feira (29)

Ti-ti-ti
- O ativista do SUS Jurandir Ferreira está sugerindo ao Observatório Covid-19 Uberaba que crie um Mapa de Localização Residencial das Pessoas Testadas Positivo.
- Inaugurado ontem o novo prédio do Fórum de Araxá, com a criação da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude.
- Desembargador Nelson Missias de Morais passa hoje a presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ao desembargador Gilson Soares Lemes.
- Racha no Psol de Uberaba com desfiliação de várias pessoas, inclusive pré-candidatas, no momento de formação do diretório municipal.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia