SENTINELA

Funepu nega acusações de que paciente teria sido agredida dentro da UPA São Benedito

Carlos Paiva
Carlos Paiva
Publicado em 26/11/2021 às 08:08Atualizado em 18/12/2022 às 17:10
Compartilhar

Caso UPA São Benedito

A situação da administração da UPA São Benedito não é das melhores, e exige um posicionamento mais enérgico da prefeita Elisa Araújo. O caso da dona de casa Luzia Beatriz Bonifácio da Silva, de 49 anos, vem tomando proporção gigantesca. Com a morte dela, a situação ficou bem pior e a família quer o mínimo que tem direit informação. Ontem, circulou nas redes sociais um vídeo do cunhado da dona de casa relatando os fatos e, à noite, o Hospital Regional, através de uma assistente social, acionou a Polícia Militar para registrar ocorrência policial. Uma médica do hospital informou que a dona de casa deu entrada no dia 11 passado, “estava inconsciente e aparentava trauma na região da face e com as lesões: hematoma no olho esquerdo com perda dessa visão, edema cerebral, fratura na região da glabela, entubada, apresentando ainda cicatrizes pelo corpo e com provável morte cerebral”.

Testemunhas

O marido e a cunhada da dona de casa também se pronunciaram como testemunhas. Eles disseram que, no dia 10 último, prestaram socorro e conduziram a vítima à UPA São Benedito com complicações da Covid-19 e apresentaram prontuário nº 1969213 e ficha de atendimento de urgência, em que consta que a vítima estava com fraqueza, tosse, vômitos e cefaleia. As lesões não são citadas e a Polícia Militar também não foi acionada na UPA São Benedito, como deve acontecer com pacientes com sinais de violência.

Hematomas...

A irmã da dona de casa também foi arrolada como testemunha. Ela afirma que sua irmã nunca se queixou de agressão física e que vivia muito bem com o marido. Ela disse que tomou conhecimento do ocorrido e foi pessoalmente visitá-la no hospital, e notou que ela estava com hematoma no olho, orelha e se encontrava entubada, sem responder aos estímulos.

A dona de casa Luzia Beatriz Bonifácio da Silva deu entrada na UPA São Benedito com Covid-19 e foi transferida para o Hospital Regional com vários hematomas

Filmagens...

As testemunhas ainda afirmam que possuem filmagens da dona de casa Luzia Beatriz Bonifácio da Silva dando entrada no UPA São Benedito sem lesões aparentes, e no dia seguinte, segundo as testemunhas, tomaram conhecimento de que a vítima foi transferida para o Hospital Regional com as graves e irreversíveis lesões descritas pela médica do HR.

O outro lado...

Em nota, a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), gestora das UPAs de Uberaba, esclarece que a paciente L.B.P.B, de 49 anos, deu entrada na Unidade São Benedito, às 16h20 do dia 10/11, relatando fraqueza, tosse, vômitos e dor de cabeça, com início há duas semanas e diagnóstico de COVID-19 há 11 dias. A paciente foi encaminhada para exames, e orientada a permanecer na unidade em observação. Em nova reavaliação, às 06h20 do dia 11, a paciente apresentou evolução do caso, com agravamento de doença pré-existente, além de ser submetida a uso de máscara de oxigênio por conta de queda de saturação. Após nova intervenção clínica, e já incluída no Sistema de Regulação para transferência hospitalar, a paciente apresentou melhora no quadro, porém, horas depois, o quadro evoluiu com presença de febre. A paciente foi transferida às 16h do mesmo dia 11 para o Hospital Regional.

A Funepu esclarece ainda que, apesar de o tratamento ter sido voltado para o agravamento dos sintomas da Covid-19, durante a evolução da paciente, foram observadas lesões e hematomas na região dos olhos. Ao contrário do que está circulando nas redes sociais, a equipe de serviço social da UPA tentou contato com a família inúmeras vezes para relatar o fato, bem como informar sobre a transferência da paciente. Nenhuma das ligações foram retornadas.

Por fim, a Funepu rechaça qualquer insinuação irresponsável de que a paciente possa ter sido agredida na unidade ou ter sofrido alguma queda durante o período em que esteve sob cuidados médicos.

Sequestro e roubo na BR-050

Motorista de carreta de 33 anos foi sequestrado em Uberlândia e abandonado na BR-050 em Uberaba, onde teve carga de óleo envasado roubada. O motorista contou que parou, por volta da 0h10 de ontem, no Auto Posto Souza e Oliveira em Uberlândia para pernoitar, momento em que bateram à porta de sua carreta, anunciaram o roubo e o renderam. Ainda segundo o motorista, foi obrigado a deitar com a cabeça coberta na cama da carreta e que andaram por um tempo e pararam. Ele foi obrigado a descer da carreta e entrar em um carro. Foram roubados: a carreta Volvo, cor branca, placas CWL-8E17; semi reboque Sr Facchini, cor branco, placas HRS-7D66; carga de óleo, R$1,5 mil e um celular Motorola.

Desacato

Funcionárias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social passaram por apuros na tarde de ontem. Um homem de 40 anos chegou na secretaria transtornado e à procura da ex-esposa. Ele dizia que iria matar a mulher. A mulher foi retirada do local dentro do porta malas do carro de uma servidora. A Guarda Municipal foi acionada e o homem ainda desacatou a guarnição e acabou preso. Isso só reforça a necessidade de pelo menos um GM no local.

Agilidade e honestidade

Ao precisar de despachante com atendimento especializado, procure Álvaro Despachante. Quase meio século prestando serviços com qualidade, agilidade e honestidade. Álvaro Despachante fica na rua Luiz Próspero, bem de frente à Delegacia de Trânsito, no Parque das Américas. A direção é de Álvaro Félix e o telefone é 3311-1500.

Furto de trator da Eco 050

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o furto do trator John Deere de cor verde e amarelo pertencente à concessionária Eco 050. Na terça-feira (23), o trator foi utilizado nas obras de conservação no quilômetro 138 da BR-050. No final do expediente, o veículo foi deixado nas proximidades para retornar às obras no dia seguinte. Já na quarta-feira (24), o trator não estava no local deixado. Foram encontrados rastros de caminhão, o que sugere que os ladrões tenham embarcado o trator.

Abandono...

Um homem de 62 anos está sendo acusado de crime de abandono de incapaz e apropriação indébita contra uma mulher de 90 anos. A mulher é mãe dele.

Golpe contra os idosos

E por falar em idoso, não é de hoje que os golpistas têm dedicado mais tempo a essa categoria de vítimas. Ontem, por exemplo, uma aposentada e também portadora de necessidades especiais (Alzheimer) de 72 anos teve prejuízo de R$5,5 mil. Ela recebeu um telefonema de um golpista se passando por gerente do Banco do Brasil exigindo que ela entregasse o cartão e senha, pois havia sido clonado. Ela entregou o cartão com senha a um homem que apareceu na casa dela. No caso envolvendo idosos, o golpista faz contato através do telefone fixo e tem todas as informações da vítima. Geralmente são golpistas de fora que chegam na cidade com uma lista de vítimas. A pergunta que não quer calar: como conseguem a lista de vítimas idosas?

Fique atento

Os idosos também devem tomar cuidado com descontos indevidos em contas bancárias feitos por bancos e empresas de seguro no recebimento de sua aposentadoria ou pensão. Alguns bancos debitam valores de seguro na conta bancária e os idosos não percebem. As vítimas não utilizam e não informam parentes da apólice de seguro, pois não sabem. Aliás, dê uma olhada se você já não está pagando por seguro que nem saiba. Tem gente que paga por anos.

Sabor com qualidade...

Os lanches e pizzas do Primo têm qualidade do começo ao fim. Aliás, tudo no Primo é de muita qualidade. Os ingredientes são escolhidos a dedo e a higiene segue o controle rigoroso dos olhos do dono. No Primo também tem caldos e porções. Para acompanhar tem suco de laranja, refrigerantes ou uma cerveja geladíssima. Primo Lanches e Pizzas, praça Carlos Gomes, 174, bairro Estados Unidos, ligue e peça seu lanche ou pizza: 3333-3000. WhatsApp: 99972-4977. Facebook: Primopizzalanche. Instagram: @primolanchesepizzas. Aplicativ icomeapp.com.br/primo. Detalhe: no Primo Lanches e Pizza tem a entrega mais rápida da cidade.

No Primo Lanches e Pizzas você encontra os mais saborosos lanches. Qualidade e sabor andam juntos e você não paga mais por isso

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por