SENTINELA

Boa notícia

Operação 4x4, da Polícia Civil, resulta na prisão de 20 acusados, sendo 18 já conhecidos

Carlos Paiva
Publicado em 29/11/2015 às 19:07Atualizado em 16/12/2022 às 21:06
Compartilhar

Boa notícia

Hoje vou começar a coluna com uma boa notícia, afinal bandidos presos é sempre uma ótima notícia, principalmente quando existe a possibilidade de passarem um bom tempo atrás das grades. Essa boa notícia fica ainda melhor quando sabemos que os bandidos recolhidos são ladrões que agem com extrema crueldade. Também não posso ignorar as prisões de receptadores, a meu ver não menos cruéis, afinal só existem roubos ou furtos porque tem quem compra (receptador). Nos meus muitos anos de experiência talvez essa seja a maior organização criminosa presa em Uberaba voltada principalmente para assaltos e receptação.

Operação “4x4”

Na terça-feira passada (24/11), a Polícia Civil, através do 5º DPC-MG em Uberaba, sob a coordenação do delegado-chefe Ramon Tadeu Bucci, desencadeou a operação “4x4”, onde 20 pessoas foram presas por mandado de prisão e outras quatro em flagrante delito. Pelo menos 18 marginais são conhecidos assaltantes na região, principalmente por agirem com extrema crueldade com suas vítimas.

Empenho

Alguns dos presos na “4x4” já responderam, respondem ou vão responder também por assassinatos. Mas, afinal, onde quero chegar? É simples: as prisões das 20 pessoas com mandado de prisão aconteceram somente por crimes cometidos na cidade de Araxá (MG). Isso graças à dedicação diuturna da equipe de policiais civis daquela cidade comandada pelo jovem, porém experiente, delegado regional de Polícia Civil Cesar Felipe Colombari.

Multiplicando

A organização criminosa praticou vários assaltos e para cada assalto vai ser feito um inquérito e para cada inquérito vai ser pedida a prisão preventiva. Exempl Tem ladrão que praticou 10 assaltos, então serão 10 inquéritos com 10 prisões preventivas. O marginal vai contratar advogado para defendê-lo em 10 inquéritos e posteriormente possíveis 10 processos criminais (depois de feita a denúncia pelo Ministério Público e aceita pela Justiça o inquérito policial se torna processo criminal).

Na região

Mas as boas notícias não ficam por aí. Agora o delegado regional Cesar Felipe e sua equipe estão apurando os crimes praticados pela mesma organização criminosa em Sacramento, Nova Ponte, Conquista e outras cidades e fazendas da região de Araxá. E acredite: são muitos assaltos e outros crimes, mas todos de forma covarde. E com isso os integrantes da organização criminosa vão responder também junto a outras comarcas.

Comarcas

Serão mais inquéritos policiais, mais prisões preventivas e processos criminais e em comarcas diferentes. E não pense você que a Polícia Civil vai começar a investigar os crimes em outras cidades agora. Já está tudo muito bem organizado e, em breve, terão as prisões preventivas também decretadas. E posso garantir a você, leitor, que provas contra o grupo é o que não faltam. Desta vez, a PC está muito bem municiada.

Em Uberaba

Se parássemos por aí já estava de bom tamanho, mas o pior (para os marginais, felizmente) ainda está por vir. Você deve se lembrar de que todos os 20 integrantes da organização criminosa são e foram presos em Uberaba. Pois bem, aqui a PC, agora, através do delegado regional Francisco Eduardo Gouvêa e sua equipe, de posse do minucioso relatório (constando algumas dezenas de crimes) do delegado regional de Araxá, Cesar Felipe, vai poder esclarecer dezenas de assaltos.

Mais cadeia

E com isso, a PC em Uberaba vai poder identificar traficantes de drogas e receptadores. E é também graças a estas prisões que a PC em Uberaba vai poder recuperar objetos roubados, descobrir a rota dos veículos roubados/furtados e com absoluta certeza até esclarecer alguns assassinatos. E mais uma vez quero lembrar que para cada crime, um inquérito policial. E para cada inquérito policial um mandado de prisão. E para cada mandado de prisão é mais cadeia para o assaltante e mais tranquilidade para o cidadão de bem.

Direito de resposta

Na edição anterior da coluna SENTINELA, divulguei nota onde cidadão uberabense, indignado com o péssimo serviço prestado pela empresa forasteira “Pró-Saúde”, publicou no Facebook imagens que mostram pacientes à espera de atendimento na UPA São Benedito. E mais: o administrador da Pró-Saúde, indignado com as imagens reais, mostrando pessoas verdadeiras sendo atendidas e outras em uma longa fila de espera, registrou queixa na polícia alegando que os usuários poderiam reclamar. O administrador sabe perfeitamente que os usuários das UPAs reclamam sim, mas da demora e precariedade do atendimento.

A forasteira Pró-Saúde

Com o objetivo evidente de vendar os olhos e tapar os ouvidos da população uberabense, ao invés de investir em um atendimento mais rápido e eficaz, a Pró-Saúde tenta intimidar e calar os poucos que ainda arriscam mostrar e contar a realidade. Em nota à coluna, a empresa justifica o gesto do administrador em registrar queixa na polícia contra quem filmou e publicou no Facebook as imagens claras de descaso (envolvendo dinheiro público), sob a alegação de “preservação da imagem dos pacientes e servidores”. No entanto, nenhum dos que aparecem nas imagens reclamou. Aliás, reclamou sim, mas do péssimo atendimento da Pró-Saúde.

Irônicos

Como se não bastasse a tentativa de intimidação, os administradores da Pró-Saúde são irônicos quando dizem que foram mal-interpretadas as imagens gravadas por usuário da UPA São Benedito onde várias pessoas aguardam por atendimento. Estão tentando mascarar a realidade para não perder o contrato milionário e injustificável com a Prefeitura de Uberaba. Mostrar a realidade agora é crime. As imagens não foram forjadas e sim focadas em pacientes e várias pessoas que sentiam dores e aguardavam e reclamavam do atendimento. As imagens foram focadas em uma situação real e lamentável. Essa tentativa de intimidação não vai funcionar comigo. A realidade será mostrada, agora mais do que nunca, quando necessário.

Realidade

Fica evidente que a Pró-Saúde tem interesse em manter um péssimo serviço e continuar sendo bem remunerada pelos cofres públicos do município. A intenção é silenciar as poucas vozes e assim deixar transparecer que está tudo bem e perfeito. Eles conseguem desagradar até mesmo alguns funcionários que muitas vezes trabalham pressionados. A intenção da filmagem (que não é minha) é mostrar a situação de abandono e descaso que os pacientes sofrem diariamente e por 24 horas. O autor das imagens (que nem sei quem é) não teve a pretensão de mostrar um paciente. A intenção é mostrar a realidade, a verdade. E contra as imagens não existe argumento, logo a única coisa a fazer é atacar quem filmou e quem publicou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por