JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 03 de junho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Você sabe limpar e conservar o insulfilm?

Por proporcionar segurança e conforto aos passageiros do carro, a película de controle solar é um dos equipamentos mais pedidos nas lojas de acessórios automotivos

Última atualização: 19/07/2014 - 11:30:23.

 
Thiago Araújo, da Maranello Custons, explica ao leitor do Sobre Rodas que não basta colocar uma película de insulfilm no carro, é preciso também saber conservá-la seguindo as regras do fabricante

Vista por muitos apenas como um item estético, a película protetora para vidros automotivos tem funções que atendem a outras necessidades.

Além de proteger a visão e a pele dos que estão dentro do carro contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol, a película - filme ou insulfilm como é conhecida popularmente -, protege o interior do veículo, evitando que esses raios danifiquem o painel e os bancos.
Se você instalou o insulfilm no seu carro, então precisa de certos cuidados ao fazer a limpeza dos vidros. E essa atenção começa ao sair da loja.

PRAZO DE SECAGEM
Thiago de Paula Araújo, empresário e dono da Maranello Custons, empresa tradicional na implantação de insulfilms em Uberaba, conta que logo após instalada a película no carro, seu prazo de secagem é de 72 horas. Durante esse período, o usuário não poderá subir ou descer o vidro e, principalmente, limpá-lo.

“É preciso ter paciência porque não se deve tocar e nem abrir os vidros nesta fase evitando assim a formação de bolhas e deslocamento da película. Sugiro também não ligar o ar-condicionado nestas 72 horas para evitar a alteração da temperatura enquanto colagem está em andamento”, explica Thiago.

CUIDADOS AO LAVAR
Para o empresário, muitas pessoas ainda não sabem como limpar os vidros de insulfilm e cometem erros primários danificando em definitivo a película protetora. “Para começar, a melhor maneira de limpar o vidro de insulfilm é passar um espanador ou uma flanela seca sobre a superfície dele.

“O espanador é importante porque retira a camada de sujeira ajudando a prevenir aqueles riscos no filme”, ensina Thiago. Outra dica importante ventilada pelo empresário é o cuidado que se deve ter ao lavar os vidros não usando acessórios como anéis, pulseiras e relógios já que estes artigos podem atingir a película.


Ainda segundo Thiago de Paula, é importante não lavar o carro sobre o sol. “Procure abrigar o veículo do sol. Uma das finalidades do insulfilm é proteger o interior do carro contra os raios solares, mas ele pode ser desgastado com essa exposição”, diz.

SEM PRODUTOS ÁCIDOS
Outro ensinamento importante, dado pelo empresário, é no sentido de a pessoa nunca utilizar detergente ou álcool, pois esses produtos costumam manchar a película.

“Se estes cuidados forem tomados, a película pode durar até três anos", explica, lembrando que, com a aplicação de álcool ou produtos ácidos, o verniz que protege a primeira camada do filme tende a ser removido, fazendo com que o material perca o brilho, a proteção antirrisco e, o mais importante, o filtro solar”, finaliza. 

 

 


O motorista que vai colocar o insulfilm deve se precaver procurando lojas que têm profissionais com experiência evitando problemas futuros

 Conheça as vantagens do insulfilm nos carros
O Sobre Rodas publica a seguir as principais dicas do site da Renovauto.
Segurança no trânsito: No livro Como conviver com a violência, o doutor Jorge Lordello cita que o uso das películas automotivas desestimula a ação dos bandidos, já que eles não têm certeza do conteúdo e do alvo a serem roubados e preferem não se arriscar.
 

Diminui o esforço ocular: Dirigir de dia, principalmente contra a luz, causa muito cansaço aos olhos. O uso das películas automotivas diminui o incômodo e os esforços exigidos nesta ação, permitindo ao motorista uma experiência mais confortável.


Aumenta a privacidade: O uso do insulfilm dá mais liberdade e privacidade dentro do veículo, já que quem está fora do carro terá dificuldade em enxergar o que acontece do lado de dentro.


Conserva o interior do veículo: Já que a entrada de raios ultravioletas será menor, painel e bancos sofrearão menos o desgaste natural causado pelo sol.


Reduz o calor interno: A procura pela sombra perfeita pode ficar pra depois com o uso de películas específicas para o controle solar. Com elas, a temperatura interna do carro fica bem mais agradável e estável.


Regras de aplicação: de 28% a 100% de transparência para os vidros das laterais traseiras e o vidro traseiro; de 70% a 100% de transparência para os vidros das laterais dianteiras; e de 75% a 100% de transparência quando colocado no para-brisa.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia