JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 01 de março de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Em relação aos carros autônomos, Tesla e Volkswagen levam vantagem na Alemanha

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

22/02/2021 - 12:25:10. Última atualização: 22/02/2021 - 12:25:21.

Foto/Arquivo

Mercedes-Benz e BMW vão trabalhar juntas para lançar seus primeiros carros autônomos em 2024. Inicialmente, serão sistemas de auxílio à condução em rodovias, que conseguirão tomar conta da direção sem nenhuma assistência do motorista. Eles já serão do nível 4 de automação.

 

Por Jornal do Carro/O Estado de São Paulo/Emily Nery

A liberação de carros autônomos é especialmente vantajosa para a Tesla, por exemplo. A empresa norte-americana está construindo uma fábrica nos arredores de Berlim.  O principal intuito é deixar o produto preço competitivo para encarar as consagradas alemãs. São elas: Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen.

Assim, a Tesla ganha mais um motivo para continuar investindo na Alemanha. Vale lembrar que a nova atualização do sistema de condução semiautônoma Autopilot da marca promete atingir o Nível 5 de autonomia.

Segundo Elon Musk, CEO da empresa, essa tecnologia estará disponível até o fim de 2021. E permitirá que o motorista seja dispensado.

Seja como for, no caso da Volkswagen os primeiro carros autônomos devem ser lançados entre 2025 e 2030. Para isso, o grupo investirá mais de R$ 440 bi em novas tecnologias.  O Projeto Ártemis, da Audi, encabeçará o protótipo autônomo. A marca faz parte do Grupo Volkswagen.

MAIORIA DOS CARROS TEM NÍVEL 2

Ainda assim, há poucos países que oferecem algum tipo de regulamentação para que carros circulem sem motorista. Portanto, a maioria tem Nível 2 de automação.

Ou seja, podem acelerar, frear e permanecer dentro das faixas de rolamento sozinhos, por exemplo. Alemanha já libera o sistema de manutenção de faixa

Do mesmo modo, em algumas rodovias alemãs há o chamado ALKS. Ou seja, o sistema de manutenção de faixa automatizado.

Ele permite que, em locais de congestionamento, o veículo possa circular de forma autônoma na mesma faixa a até 60 km/h.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia