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Uberaba, 01 de março de 2021 -

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Alemanha é o primeiro país da Europa a liberar a circulação de carros autônomos

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22/02/2021 - 12:23:18. Última atualização: 22/02/2021 - 12:23:33.

Foto/Arquivo

A Toyota está testando o P4 nos Estados Unidos em sua instalação de teste em curso fechado em Ottawa Lake, Michigan. O veículo de teste P4 é baseado no sedan Lexus LS de quinta geração. Ele está sendo usado na pesquisa e no desenvolvimento. 

 

Por Jornal do Carro/O Estado de São Paulo/Emily Nery

A Alemanha é o primeiro país da Europa a aprovar uma lei que libera a circulação de veículos autônomos. Em outras palavras, esse é o primeiro passo para viabilizar trânsito de carros sem motorista em ruas e estradas.

O país já tinha uma lei que permitia a circulação que veículos com nível 4 de condução autônoma. Mas desde que o uso fosse em espaços fechados.

Para isso, é preciso ter uma licença especial. Ou seja, o carro precisava ser liberado pelo departamento de trânsito.

ALEMANHA RUMO AO FUTURO

Contudo, a nova lei libera o proprietário a “conduzir” o carro em qualquer local do país. Para isso, os veículos devem ter uma série de tecnologias de segurança previstas em lei.

O governo pretende regularizar a operação desses modelos até 2022. Segundo o Ministro Federal Andreas Scheuer, “a Alemanha será o primeiro país do mundo a trazer veículos autônomos de seus laboratórios de pesquisa para a estrada. Hoje demos um passo decisivo para chegar mais perto desse objetivo”. 

CARRO TEM QUE TER MOTORISTA

Vale reiterar que a regra é para carros autônomos de Nível 4. A tecnologia permite que o próprio sistema assuma todas as funções de direção, segundo informações da SAE (Society of Automotive Engineers).

No entanto, o software pode identificar situações com a qual não consegue lidar. Nesse caso, será necessária a intervenção do motorista. Desta forma, é necessário haver uma pessoa habilitada a bordo. Ou seja, sentada no banco do condutor.

O próximo passo será a introdução de veículos com sistema de direção totalmente autônoma.  Segundo a SAE, no Nível 5 não há motorista. Portanto, esse tipo de carro não terá sequer volante ou pedais.

 

 

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