Chefes da F1 discutirão corridas de "sprint" mais curtas para aumentar o entretenimento
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Por Andrew Benson
BBC – LONDRES
Foto/REUTERS/BBC
Os chefes da Fórmula 1 estão discutindo uma nova proposta para introduzir corridas de 'sprint' mais curtas na tentativa de aumentar os níveis de entretenimento nesta temporada.
Equipes e chefes devem votar um plano para uma corrida mais curta no sábado, que definiria a largada para o Grande Prêmio de domingo. A qualificação para a corrida de sábado aconteceria na sexta-feira. Os oito primeiros pilotos na corrida de 'sprint' ganhariam aproximadamente metade dos pontos atribuídos para o Grande Prêmio.
A corrida de 'sprint' teria cerca de 100 km - um terço da duração de um Grande Prêmio - e substituiria a qualificação, que acontece na tarde de sábado ou à noite. A qualificação para a corrida de velocidade substituirá o segundo treino, que é na sexta-feira à tarde ou à noite.
O PLANO
A mais recente de uma série de tentativas de introduzir corridas de velocidade de alguma forma aos sábados - será discutida em uma reunião da Comissão de F1 de autoridades. Para ser aprovada, precisa de um total de 28 de 30 votos.
O presidente da F1, Stefano Domenicali, disse: "o grid reverso acabou. É importante pensar em novas ideias para ser mais atraente ou interessante, mas não precisamos perder a abordagem tradicional das corridas”.
Três corridas foram escolhidas como locais potenciais para um teste neste ano, com base no fato de que elas deveriam fornecer corridas rápidas e emocionantes - Canadá, Itália e Brasil. Se tiverem sucesso, a ideia seria usada de forma mais ampla em 2022. A F1 espera que a ideia desperte o interesse do público, já que os treinos de sexta-feira tendem a ser assistidos apenas por fãs ávidos. O plano deve ser visto como parte de uma tentativa mais ampla da F1 de aumentar significativamente o valor do negócio nos próximos cinco anos.
No entanto, resta saber se as equipes aceitarão a ideia. Um possível ponto de discórdia é que, de acordo com fontes, a F1 está propondo apenas US$ 75.000 (£ 55.000) extras por equipe por corrida para cobrir a nova abordagem. Isso está longe de cobrir os custos de qualquer dano aos carros na corrida mais curta - uma asa dianteira sozinha pode custar até US$ 200.000. Também há ceticismo em alguns setores sobre se uma corrida de velocidade proporcionaria a emoção que alguns esperam.
https://www.bbc.com/sport/formula1/55992727
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