JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 28 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Atenção: a luz do painel do seu carro ascendeu? Você sabe identificar cada uma delas?

21/09/2020 - 14:12:45. Última atualização: 21/09/2020 - 14:18:41.


Blog Connect Parts
Tutoriais e Dicas
Ilustações: Blog Connect Parts
 


A luz do painel do seu carro acendeu. E agora? Pelo bem do carro, é bom sempre ficar de olho nas luzes do painel já que elas podem indicar problemas. E o diagnóstico pode ser feito com facilidade, basta que você saiba o que significa cada luz acesa. Por isso, se liga aqui para entender o que seu possante está querendo falar.


LUZES DE ALERTA E ATENÇÃO

Pela cor da luz do painel você já pode ligar a chave da preocupação. Isso porque as cores têm a função de alertar os motoristas. Olha só:

• Luz de painel vermelha é sinal de alerta: uma luz vermelha no painel do carro requer atenção. Nesse caso, é indicado que você chame a assistência da seguradora ou um profissional da sua confiança.
• Luz de painel amarela serve para te advertir que algo anda errado. Com esse sinal de advertência, é hora de procurar por um mecânico mais próximo.
• Luz de painel verde ou azul tem a função de informação ou indicador de direção, como mostrar que o farol está aceso, por exemplo.

 

CONHECENDO AS LUZES DO PAINEL AUTOMOTIVO

01 – Luz de Freio
Indica que o freio de mão está acionado ou há baixo nível de fluído. Se o freio de mão estiver solto, você deve completar o fluído e procurar um mecânico para avaliar se há problemas de vazamento
02 – Luz de Injeção Eletrônica
A luz de injeção deve apagar depois que você der a partida. Mas se ela não apagar, procure um especialista para verificar se não há nada de errado, pois isso pode significar aumento no consumo de combustível e de emissões de gases poluentes
03 – Luz de Bateria
Se a luz de bateria acendeu é sinal de que a bateria do carro não está sendo carregada pelo alternador. E essa perda de tensão vai fazer com que seu veículo te deixe na mão.
04 – Luz de Pré Aquecimento das Velas
Quando as luzes das velas acenderam se liga: pode ser que você precise trocá-las, seja pelo seu desgaste, a corrosão dos eletrodos ou mesmo a quebra do isolador. As velas são super importantes para o funcionamento do motor.
05 – Luz de Controle de Tração
Nos veículos que possuem tração 4×4, a luz do painel irá acender para mostrar que esse sistema que melhora a distribuição de força do motor e garante maior estabilidade foi acionado.
06 – Luz de Combustível
Xi… esqueceu de abastecer o automóvel? A luz da falta de combustível vai pintar no painel do carro logo quando chegar na reserva e, para não ficar na mão, não se esqueça de ir até o posto mais próximo.
07 – Luz de Portas Abertas
Assim que as luzes de portas abertas surgirem você terá um alerta de que as portas do carro não foram fechadas corretamente. É hora de verificar, fechar e seguir viagem tranquilamente.
08 – Luz de Temperatura do Líquido de Refrigeração
A luz da alta temperatura pode acender quando houver falta de água e falhas no sistema de ventilação do carro o que vai levar o motor do veículo a superaquecer.

 

09 – Luz de Pisca Alerta
As luzes do pisca alerta vão aparecer no painel do carro assim que você ativar. Mas atenção: elas só devem ser acesas com o veículo parado caso algum problema aconteça e para evitar possíveis acidentes.
10 – Luz do Desembaçador de Para-brisa
Acendeu o desembaçador do parabrisa para ter melhor visibilidade dentro do carro durante a chuva? Para te mostrar que essa função foi acionada, a luz do painel do desembaçador vai se acender.

11 – Luz de Airbag
As luzes de advertência do airbag surgiram? Isso pode indicar que existe algum problema com os airbags do veículo que pode te colocar em risco já que, em caso de acidentes, eles podem não funcionar.
12 – Luz de Baixa Pressão do Pneu
Essa luz do painel irá se acender para mostrar que os pneus estão murchos ou com excesso de pressão. Para evitar problemas, a calibragem correta é fundamental. E expor tanto os pneus pode prejudicar a sua segurança.
13 – Luz de Farol de Neblina
Durante o mau tempo, você acionou os faróis de neblina do carro. E, por isso, a luz do painel surgiu. Quando a luz de neblina está ligada é sinal de que você acendeu os faróis auxiliares do carro.
14 – Luz de Pressão do Óleo do Motor
Problemas à vista! Quando a luz do óleo aparece é sinal de que há pouco óleo ou algum problema no sistema de lubrificação do motor. Por isso, é importante que você não rode com o carro nessas condições e procure um mecânico, pois essa falta de lubrificação pode levar o motor a fundir.
15 – Luz de ABS
A luz do painel do ABS acende quando você liga o carro. Se ela não apagar, ligue o alerta: algo pode estar errado. E alguns problemas no sistema ABS de freio podem ser as pastilhas gastas, mau contato, montagem errada, etc. Vá ao mecânico para averiguar.
16 – Luz de Cinto de Segurança
Em alguns carros, pode acender a luz do cinto de segurança. Caso você não afivele o cinto, assim que girar a chave a luz dará o sinal. Na hora do acidente, o cinto de segurança pode te salvar.

 

17 – Luz de Transmissão Automática
Se você tem um carro com câmbio automático e notar esse ícone acesso no painel do automóvel é bom ligar o sinal de alerta. Essa luz indica que algo errado está acontecendo no módulo eletrônico do veículo, responsável por guiar a transmissão automática. É recomendado que você procure um mecânico para verificar possíveis problemas.
18 – Luz de Seta
Ao fazer conversões no trânsito, o uso da seta é obrigatório. Sempre que você acionar o sinalizador de direção, essa luz de painel será acesa, mostrando que a seta foi ligada.
19 – Luz de Abertura do Capô
Você foi verificar algo sob o capô do carro? Ao abrir a tampa do motor, uma luz é acesa no painel do veículo para mostrar que o capô está aberto. Isso ajuda a identificar também que ele não foi fechado corretamente, evitando possíveis acidentes antes que você saia dirigindo.
20 – Luz do EPC
A luz de EPC – Eletronic Power Control – está presente em alguns modelos Volkswagen, como Gol, Fox e Golf, por exemplo. Se ela se acender, é sinal de que há problemas na central eletrônica. Você deve procurar uma oficina mecânica para saber o que é. É possível que esteja acontecendo alguma pane, um sensor com problemas ou algum componente interno não esteja funcionando.
21 – Luz do Farol Baixo
O uso do farol baixo é obrigatório nas rodovias durante o dia. Isso você já sabe. Então, toda vez que você ligar o farol com foco baixo, a luz indicadora irá se acender no painel para mostrar que ele foi acionado.
22 – Luz do Esguicho do Para-brisa
Quando essa luz acende no painel do carro é uma indicação de que você acionou o esguicho para jogar água no para-brisa e os limpadores estão funcionando corretamente.
23 – Luz de Pastilha de Freio
As pastilhas de freio são responsáveis por fazer o carro parar. Se a luz de indicação de pastilhas se acender no painel é sinal de que o jogo de pastilha de freio precisa ser substituído. Vá até uma oficina mecânica e faça a troca do componente.
24 – Luz de Pedal de Freio
Essa luz de aviso de painel é encontrada em carros automáticos e automatizados e serve para alertar o motorista sobre a necessidade de pressionar o pedal de freio durante a direção.
Se alguma luz pintar no painel do carro, não se desespere. Elas estão ali para te ajudar e alertar no dia a dia. Por isso, fique ligado e, se precisar, procure a ajuda de um mecânico.


Leia mais

Continua depois da publicidade

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia