JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 23 de setembro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Toyota revela que está construindo baterias em estado solido com 15 minutos de recarga

06/08/2020 - 11:54:18. Última atualização: 06/08/2020 - 11:57:32.


Da Redação

 


Segundo matéria do Green Car Reports, a Toyota construiu um protótipo de baterias em estado sólido para carros quer irão circular em 2025 (carros acima)

A Guerra da Baterias. Na semana passada o Sobre Rodas publicou uma matéria aonde a Mercedes dizia que já tinha um veículo cuja a autonomia chegava a 700 km com uma única carga. Nesta semana foi a vez da Toyota anunciar uma nova façanha sobre as baterias.

Segundo matéria do Green Car Reports, a Toyota construiu um protótipo de baterias em estado sólido para carros quer irão circular em 2025. Quem revelou foi seu vice-presidente Keiji Kaita em entrevista ao portal Automotive News americano.

Conforme o diretor da Toyota, os engenheiros construíram baterias protótipo e colocaram estas baterias em funcionamento em um "veículo-conceito”.

Para o leitor entender melhor, as baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido usado nas atuais baterias de íons de lítio por um material sólido, daí o nome. Estas baterias oferecem maior densidade do que a atual tecnologia de baterias, permitindo maior alcance sem aumentar o seu tamanho.

Além disso, elas têm  maior segurança, recarga mais rápida e vida útil mais longa, além de serem menos propensos a problemas com temperaturas extremas.  Além da maior densidade de energia, as células protótipo da Toyota podem carregar completamente em 15 minutos, e a montadora está visando a perda de capacidade dessas baterias de apenas 10% em 30 anos, de acordo com a Automotive News.

A Toyota planejava exibir a tecnologia, que está sendo desenvolvida por meio de uma joint venture com a Panasonic, nos Jogos Olímpicos de Verão deste mês em Tóquio, antes da pandemia de coronavírus levar os organizadores a adiar os Jogos para 2021. Kaita disse que ainda é cedo para dizer quando essas baterias farão sua estreia pública.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia