JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 31 de maio de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Pela segunda vez, Mercedes muda sua logomarca em momentos de crise mundial

Ao longo dos anos, o emblema foi sofrendo modificações, mas sempre representou a marca da estrela de 3 pontas: “domínio na terra, água e ar”.

02/04/2020 - 08:45:13. Última atualização: 02/04/2020 - 08:50:03.

Pela segunda vez a Mercedes Benz faz mudanças em sua logomarca em momentos de crise. A primeira ocorreu pós 2ª Guerra e a segunda com o advento da Convid 2019

Mercedes Benz inovou e aproveitou para lançar sua logomarca em plena campanha da Convid 2019. A montadora está lançando nas redes sociais uma campanha de apoio ao combate tomando como base seu próprio logotipo. A ação consiste no lançamento de uma versão revisada de seu tradicional emblema, no qual a legendária estrela de três pontas aparece distante do aro que a envolve.

DISTANCIAMENTO ENTRE AS PESSOAS
A ideia é reforçar junto ao público o conceito de distanciamento entre as pessoas - medida defendida por especialistas e pela Organização Mundial de Saúde como eficaz para evitar o contágio. Desde que foi publicado no Facebook, o novo logotipo já recebeu mais de 160.000 reações, 3.300 comentários e mais de 2.200 compartilhamentos.

COMO TUDO COMEÇOU
No início da sua carreira, Gottlieb Daimler desenhou numa fotografia, uma estrela de três pontas sobre a sua propriedade de Colónia (Alemanha). Daimler prometeu à sua companheira que esta estrela subiria um dia gloriosamente sobre a sua casa. Como tal, os seus filhos propuseram a adoção dessa mesma estrela de três pontas, que em junho de 1909 passou a ser utilizada como emblema na parte frontal dos veículos, acima do radiador.

OUTRA VEZ NA CRISE
Em 1916, foi inserido um círculo exterior em torno da estrela e a palavra Mercedes. Dez anos mais tarde, em pleno pós-Primeira Guerra Mundial, a DMG e a Benz & Co juntaram-se para fundar a Daimler Benz AG. Num período afetado pela inflação na Europa, a indústria automóvel alemã sofreu bastante os efeitos da redução das vendas, mas a criação de uma joint-venture ajudou a manter a competitividade da marca no sector.

ULTIMA ALTERAÇÃO DO LOGOTIPO
Esta fusão obrigou a que o emblema fosse ligeiramente redesenhado. Em 1933 o logótipo foi novamente alterado, mas manteve os elementos que perduraram até aos dias de hoje. O emblema a três dimensões foi substituído por um símbolo colocado sobre o radiador, que ganhou nos últimos anos maiores dimensões e um novo destaque na dianteira dos modelos da marca Mercedes.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia