JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 01 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Celular ao volante ainda é a infração mais cometida por motoristas em Uberaba

A multa para esse tipo de irregularidade é de R$ 293,47, além da perda de 7 pontos na CNH

26/02/2020 - 00:00:00.

Já é 2020 e o brasileiro ainda desafia a própria sorte usando o celular enquanto dirige. Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde no ano passado aponta que uma a cada cinco pessoas comete o ato infracional. O ministério alertou ainda que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país. A multa para esse tipo de irregularidade é de R$ 293,47, além da perda de 7 pontos na CNH. 

Despreocupado, hiperconectado ou apressadinho: quem é você no rol dos infratores de trânsito? 

Em Uberaba a realidade não é diferente. Tal qual o ano anterior, 2020 tem como principais infrações de trânsito causadas por usar, segurar e manusear o celular atrás do volante. Só nos dois primeiros meses deste ano já são 722 registros das irregularidades relacionadas ao aparelho celular. Isso significa média de quase 14 infrações do tipo por dia na cidade. 

O ato de segurar o celular e o volante ao mesmo tempo foi responsável por multar 4.654 motoristas no ano passado. Ainda, foram 1.387 situações em que motoristas manusearam o celular no trânsito. Por último, mas não por infração menos grave, estão aqueles que dirigiam usando celular, num total de 839 motoristas. 

Vale lembrar que estudos nacionais e internacionais apontam que o uso do telefone celular ao volante aumenta em cerca de 400% as chances de o motorista se envolver em acidentes de trânsito. O percentual pode ser comparado com o resultado gerado pela direção sob efeito de bebidas alcoólicas. 

Esses mesmos estudos apontam que se um veículo trafegando a modestos 60 km/h com atenção dada ao celular e não ao trânsito colidir contra uma pessoa ou objeto é como se a vítima caísse de um prédio de quatro andares. O pedestre atingido, inclusive, tem 30% de chance de morrer em virtude dos ferimentos. 

Depois do celular, as infrações mais comuns continuam sendo o não uso do cinto de segurança, com mais de 650 casos, e o avanço do sinal vermelho, com 350. No ano passado, 4.215 uberabenses foram multados por dirigir sem habilitação.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia