JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 01 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Você sabe trocar o pneu do carro com segurança?

Siga as dicas do Cesvi para fazer a operação com segurança

22/02/2020 - 00:00:00.


A nova geração do Fiat 500 será revelada em março, no Salão de Genebra, e o subcompacto desembarca no Brasil ainda no fim deste ano

Quem nunca se deparou com um pneu furado? Pegar a estrada e descobrir que seu pneu de rodagem não está em condições de uso pode trazer riscos e a necessidade de substituição imediata. Mas como realizar essa troca com segurança? 

A maioria dos veículos tem o estepe na parte traseira, podendo ser na parte de dentro ou no exterior do automóvel. Alguns estepes são fixados na carroceria por um sistema de parafuso estilo “borboleta”; outros necessitam da própria chave de roda para que sejam soltos da carroceria. 

Siga as dicas do Cesvi para fazer a operação com segurança.

PASSO A PASSO PARA  A TROCA DO PNEU

1) Pare em um lugar plano e seguro. Se possível, leve o veículo para um posto de gasolina ou para um lugar livre de ameaças externas.
2) Coloque o triângulo de sinalização na via.
3) Caso o veículo tenha câmbio manual, deixe-o engrenado em ordem de marcha e com o freio de mão puxado. Se for câmbio automático, deixe-o na letra P, “Parking”, juntamente com o freio de mão acionado.   
4) Retire todos os acessórios necessários para a substituição do pneu: macaco, chave de roda, chave-segredo, entre outros. Assim, você evita o vaivém entre a roda e o porta-malas. 
5) Uma dica importante é deixar a roda deitada, para evitar o risco de que ela role na direção da via.
6) Com o veículo ainda no chão, solte os parafusos da roda que vai ser substituída. O próprio peso do veículo o ajudará a fazer com que a roda não gire. 
7) Coloque o macaco na posição indicada na soleira do veículo e comece a içar o automóvel.
8) Retire todos os parafusos de fixação e depois a roda.
9) Coloque o estepe no lugar da roda e aperte os parafusos.
10) Abaixe o macaco lentamente e o retire do veículo.
11) Guarde as ferramentas usadas juntamente com o pneu furado. Não se esqueça do triângulo de sinalização. 

MULTA
Vale ressaltar que não ter estepe ou deixá-lo sem condições de uso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é infração grave e pode acarretar retenção do veículo. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia