JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 01 de abril de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Vai viajar de moto ou de carro neste carnaval?

Vai viajar de moto? Lembre-se: toda atenção é pouca para o motociclista

22/02/2020 - 00:00:00.


Vai viajar de moto? Lembre-se: toda atenção é pouca para o motociclista. Faça-se visível e fique vivo. Cuidado com os corredores e dirija na defensiva

POR MAIS QUE o Código de Trânsito Brasileiro estabeleça que o pedestre tenha preferência sobre todos os demais veículos e os menores veículos em relação aos maiores, toda atenção é pouca para quem viaja de moto. Não dispute espaço com outros veículos e não beba, de jeito nenhum.

SE VOCÊ ESTIVER cansado, pare em um lugar seguro. O motociclista precisa manter o foco na estrada e não dispersar a atenção em momento algum. Tente dormir pelo menos 20 minutos.

É PRECISO RESPEITAR os limites de velocidade sinalizados. Com a moto em alta velocidade, o piloto precisa de um espaço maior para frear bruscamente ou desviar do veículo à frente.

JAMAIS REALIZE ultrapassagem pela direita, pois os riscos de envolvimento em um acidente grave são maiores. Utilizar a sinalização antes de uma ultrapassagem é extremamente importante.

A CADA 150 QUILÔMETROS ou no máximo a cada 1,5 horas, pare para o abastecimento e hidrate-se com água. Beba muita água com refrigerante. Beba café e, se não tiver problema com pressão alta, energético à base de cafeína.

SE FOR SE ALIMENTAR, evite frituras, opte pelos assados e alimente-se, apenas, o suficiente. Seu organismo precisa de atenção e não pode perder energia com a digestão.

CONSULTE SEMPRE o garupa. Veja se ele está cansado. O garupa costuma se cansar mais rápido em determinadas motocicletas.

OBJETOS E BAGAGENS devem ser transportados embalados em saco plástico e bem amarrados. Evite ao máximo levar mochilas nas costas.

CUIDADO COM o pedestre. Ele tem a preferência sobre todos os demais veículos.

Vai viajar de carro? Lembre-se: a revisão do veículo é primordial e a documentação tem que estar em dia. Caso contrário, você volta mais cedo para casa

CINTO DE SEGURANAÇA. Esta é a regra número um ao entrar no carro. Utilizar os cintos é essencial em qualquer percurso, longo ou curto, em cidade ou estrada. No ano passado, no interior de São Paulo, 57% das vítimas de acidentes que estavam sem cinto no banco traseiro morreram.

CRIANÇAS E PET. Nada de crianças soltas no carro nem com cachorros com a cabeça para fora do veículo. Desde 2008, cadeiras e assentos específicos são obrigatórios para crianças de até 8 anos ou até que tenham condições de usar apenas o cinto de segurança.

TENHA UMA BOA noite de sono. Se sentir cansaço, programe paradas a cada duas, no máximo. Faça uma pausa para tomar água ou café, faça alongamentos de braços e pernas e recobre a disposição antes de prosseguir.

TODO MUNDO SABE: dirigir após ingerir bebida alcoólica não é permitido. Se você for pego, a infração é gravíssima (7 pontos, multa de R$955 e suspensão do direito de dirigir por um ano). Além disso, você pode ser preso na hora.

CELULAR NA BOLSA. O ideal é fixar o telefone no painel com ganchos ou ventosas específicas. Se você usar o celular dirigindo, a infração é gravíssima (7 pontos e multa de R$293,47). E não tem conversa. Evite pegar o celular enquanto dirige, deixe para responder as mensagens quando chegar ao seu destino.

OLHA A CHUVA! Tempestades assustam. Sob chuva forte, reduza a velocidade. Veículos a 60 km/h são mais fáceis de ser controlados em uma aquaplanagem do que a 80 km/hora. Evite a enchente sempre que puder e dirija sempre na defensiva.

DIRIJA COM O limite máximo de velocidade da pista. Em cada três acidentes, um é cometido pelo excesso de velocidade. Acelerar demais aumenta e muito o risco de acidentes.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia