JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 07 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Professor alerta sobre a condução de Jet skis no Rio Grande

Com a chegada do verão, cresce a movimentação de lanchas e Jet skis em Jaguara e Rifaina. É preciso estar em dia com a segurança e a Arrais amador

14/12/2019 - 00:00:00.

Foto/reprodução

O professor Mateus Eduardo Morais faz um alerta sobre a condução de barcos, lanchas de esporte e recreio ou moto aquática (Jet Sky). “Cada condutor deve saber todos os detalhes da embarcação que está pilotando”

Uberaba está a quase 700 km do mar, mas tem uma população que adora barcos, grandes e pequenas lanchas, Jet ski e outras embarcações. O Rio Grande é a grande via que movimenta todo conjunto turístico e vira uma festa aos finais de semanas e feriados. A represa de Jaguara no município de Sacramento (MG) e Rifaina (SP) formam um verdadeiro balneário e têm uma grande movimentação de lanchas e jet skis em um espelho d’água de 33 km2, formado por estas duas localidades ás margens do Rio Grande.

ATENÇÃO Á LEI

Com a aproximação do verão (22/12/19 até 20/03/20), é de se esperar um aumento substancial no movimento do Rio Grande. O Sobre Rodas foi escutar o professor naval Mateus Eduardo Morais. Ele faz um alerta sobre a condução de barcos, lanchas de esporte e recreio ou moto aquática (Jet Sky). “Além de ter uma atenção redobrada nesta época do ano, é preciso prestar a atenção na Lei. É obrigatório ter a habilitação para dirigir estas embarcações, como nos automóveis”, explica o professor.

ARRAIS AMADOR

Continua depois da publicidade

Bacharel em direito, marinheiro e delegado da Ventura Náutica, empresa de sua propriedade, ele esclarece que para conduzir barcos e lanchas de esporte e recreio ou Jet Sky, é obrigatório ter a habilitação de Arrais Amador. “Dirigir uma moto aquática não é como andar de bicicleta ou patinete. Assim como com as motos que rodam fora d’água, é preciso ter habilitação para conduzir esses veículos. O mesmo vale para as lanchas, iates e veleiros”.disse o marinheiro.

 


SEGURANÇA

O delegado explica ainda que para obter o Arrais Amador, o aluno participa de aulas teóricas e práticas recebendo muitas informações sobre limites operacionais do equipamento, técnicas de pilotagem, cumprimento de normas quando na presença de outras embarcações, regras para saída e aproximação seguras de praias e como se portar em situações de emergências. “Na nossa escola, os alunos recebem instruções de professores altamente qualificados e habilitados pela Marinha do Brasil; por isso somos uma entidade modelo em Minas Gerais”, diz Mateus.

DESPACHANTE NAVAL
Finalizando, nosso entrevistado esclarece que a Ventura Náutica além de ser uma escola náutica também é um despachante naval. “Faz parte do nosso trabalho a obtenção de documentações e regularizações de embarcações como jet-skis, lanchas, veleiros, botes, etc”. Ele diz que também regulariza junto á Marinha obras na água como píers, rampas, marina e etc. Além disso, a Ventura Náutica faz defesas de autuações náuticas e obtém segundas vias de Arrais amador .
 


Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia