JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 07 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Sandero e Logan ganham 1 estrela do Latin NCAP e Corolla emplaca 5

O Latin NCAP divulgou na semana passada os resultados dos testes para o Toyota Corolla 2020, Hyundai HB20 versão hatch os Renault Logan e Sandero

14/12/2019 - 00:00:00.

TOYOTA  COROLLA 2020

Cinco estrelas para proteção dos adultos e crianças mantendo a mesma nota da geração passada. O Corolla 2020 provou excelente proteção para crianças no teste dinâmico com o uso de cadeirinhas para as duas crianças por meio de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) com ancoragens ISOFIX, viradas para trás, seguindo as últimas recomendações legais. O Latin NCAP classificou a proteção do sedã como boa, embora tenha registrado a região do peito do motorista como “marginal”, pois há estruturas atrás do airbag que podem causar problemas caso o condutor seja maior ou esteja em uma posição diferente. Também criticou a área dos pés, considerada instável. Recebeu elogios por ter controle de estabilidade e 7 airbags de série.

HYUNDAI HB20 2020

Continua depois da publicidade

O Hyundai HB20 recebeu quatro estrelas para adultos e três estrelas para crianças. A maior crítica ficou para a proteção na região dos joelhos, que tem áreas de risco atrás do painel. Também mostrou um resultado ruim na área do tórax no impacto lateral. Segundo a Latin NCAP ele poderia ter se saído melhor se tivesse o airbag lateral de série. Com isso não foi feito o teste de colisão lateral, requisito fundamental para conseguir as 5 estrelas. Por outro lado, mesmo não sendo um item padrão na linha HB20 2020, o controle de estabilidade (ESC) estava presente na unidade avaliada e atendeu aos requisitos do Latin NCAP.

SANDERO E LOGAN

Aqui aconteceu uma coisa curiosa. O teste com os Renault Logan e Sandero reestilizados, em um primeiro momento ganharam apenas uma estrela, o que levou a fabricante a fazer alterações no carro para refazer a prova, passando então a três estrelas. Como a Latin NCAP iria dar uma nota de apenas uma estrela para proteção de adultos e quatro para crianças, a Renault decidiu mexer no carro. Atualizou o sistema de distribuição de airbags e os dois carros foram testados novamente e mostraram melhorias na proteção lateral, o suficiente para que a versão atualizada recebesse três estrelas na proteção para adultos.

COMO FICOU

Agora temos duas notas válidas para Renault Sandero e Logan. A primeira, de uma estrela, vale para os modelos feitos entre abril e dezembro (desde o lançamento da reestilização até agora) enquanto a segunda é válida somente para os carros feitos a partir de 10 de dezembro.


Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia