JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 07 de agosto de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

O perigo dos objetos soltos dentro do carro

Estudo recente da Associação Médica Americana mostrou que o passageiro sem cinto de segurança dentro de um carro atuará como um projétil mortal

14/12/2019 - 00:00:00. Última atualização: 14/12/2019 - 17:02:53.

Não existe maneira de evitar 100% os acidentes de carro, mas os motoristas podem tomar medidas para minimizar o potencial de ferimentos ou perda de vidas quando eles acontecem. O Sobre Rodas produziu este texto baseado em matéria divulgada pelo site www.researchgate.net. Estudo recente da Associação Médica Americana mostrou que o passageiro sem cinto de segurança dentro de um carro atuará como um projétil mortal já que o nosso peso é multiplicado por 19 vezes em uma batida de apenas 60 km/h. Vale lembrar ainda, de acordo com Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi-Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) que em caso de acidente, um objeto que esteja solto no interior do carro pode se transformar em uma armadilha mortal.


Andar sem cinto de segurança, colocar as malas no banco traseiro do carro ao invés de colocá-las no porta-malas e deixar objetos soltos dentro do carro são erros que o motorista brasileiro comete muito no seu dia a dia. IPods, telefones celulares, livros, computadores portáteis, sapatos, garrafas de água entre outros objetos pequenos devem ser acomodados nos porta-luvas

Você não acredita, mas os fatos que vamos relatar a seguir aconteceram em Vilanova de Arousa, perto de Pontevedra, no noroeste da Espanha. Uma senhora viajava com 3 crianças a bordo de um Audi Q3. Uma criança mais velha estava no banco da frente e duas crianças menores viajavam em cadeirinhas com Isofix nos bancos traseiros. Uma dessas crianças do banco traseiro brincava com um tablet. Em dado momento, a motorista ficou ofuscada com o brilho do sol e colidiu o Audi Q3 com um ônibus escolar.

TABLET FATAL

De acordo com a polícia local, a criança estava em uma cadeira adequada com cinto de segurança e o assento foi preso ao carro por meio de conexões Isofix, mas o tablet solto a atingiu com força suficiente para causar ferimentos faciais graves. Ela ficou em coma 20 dias, e os médicos diagnosticaram a criança com morte cerebral. O incidente levantou preocupações sobre os pais permitirem que seus filhos pequenos brinquem com tablets e outros dispositivos eletrônicos durante as longas viagens de carro.

ARMADILHA MORTAL

Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi-Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária), explica que, em caso de acidente, um objeto que esteja solto no interior do carro pode se transformar em uma armadilha mortal, capaz de fazer um enorme estrago. Uma garrafa de refrigerante de dois litros, por exemplo, em uma freada brusca, pode se converter em uma carga de até 40 quilos. A recomendação é levar toda bagagem no porta-malas, inclusive compras de mercado ou objetos soltos. Se sobrarem bagagens extras, o indicado é guardar no assoalho do banco traseiro”, alerta Gerson.

TESTE COM  MANEQUINS

Continua depois da publicidade

Segundo o Cesvi-Mapfre, simulando um acidente de colisão com manequins soltos dentro de um carro, o manequim do banco traseiro foi arremessado, colidindo com o manequim no banco da frente e fazendo com que ambos batessem no para-brisa. A conclusão entende que você aumenta o risco de morrer se sofrer um acidente em um veículo em que pelo menos um outro passageiro não esteja devidamente seguro em seu assento em 25%. Em todos os cenários do acidente, os manequins de teste de colisão sofreram ferimentos graves, como membros cortados e ferimentos graves de impacto, quando estavam em uma situação de teste de colisão com um objeto, um animal de estimação ou um passageiro sem o cinto.

ENTÃO, O QUE FAZER?

De maneira geral, qualquer coisa que não esteja presa ao seu veículo pode ser considerada um objeto mortal, no caso de um acidente. Antes de iniciar a viagem, é preciso prender qualquer objeto solto dentro do carro. Você tem todo o direito e obrigação de exigir que seus passageiros usem o cinto de segurança durante toda a viagem. Os animais de estimação devem ser trasladados em caixas apropriadas presas no veículo de tal modo que não possam ser movimentadas. Não carregue malas, sacolas, bolsas e etc. no banco traseiro. Lugar de mala é no porta-malas.

MEDIDAS

É preciso limpar sempre o veículo não deixando quaisquer objetos, pesados e ​​desnecessários, dentro dele. Ao tomar essas medidas, os motoristas podem ajudar a reduzir a chance de ferimentos, caso sejam infelizes o suficiente para se envolverem em um acidente de automóvel. IPods, telefones celulares, dispositivos de navegação, livros, computadores portáteis, sapatos, garrafas de água entre outros objetos pequenos devem ser acomodados nos porta-luvas.

O QUE DIZ A FÍSICA

Quando um carro bate a 60km/h, o objeto de 1kg que está no banco de trás é projetado para frente pesando 50kg. Na mesma velocidade, um objeto de 20kg é jogado para frente pesando uma tonelada. Se o objeto foi de 70kg, o impacto é de 3,5 toneladas. Por isso, a PRF recomenda que até os objetos pequenos fiquem guardados nos compartimentos que existem dentro do carro.


Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia