Conheça o SUV compacto que a Toyota vai vender no Brasil em 2021
O carro foi apresentado durante o Salão do Automóvel de Tóquio pela Daihatsu, subsidiária de baixo custo da marca japonesa
Fotos/Divulgação
Com grandes possibilidades de se chamar Rize no Brasil, ele recebera por parte da Toyota um investimento de R$ 1 bilhão e será fabricado na planta de Sorocaba (SP)
Será com base no Daihatsu Rocky que a Toyota fará o tão decantado SUV compacto no Brasil. Agora, durante o Salão do Automóvel de Tóquio, a Daihatsu, subsidiária de baixo custo da marca japonesa, revelou o seu modelo para essa categoria que servirá de inspiração para o veículo nacional. Ele será um dos maiores lançamentos para o Brasil nos próximos anos e um concorrente de peso para Renegade, Creta, Kicks, T-Cross e outros. O SUV compacto pode chamar de Toyota Rize.
CHEGA EM 2021
Baseado no conceito DN Trec, o Rocky quando for lançado no Brasil terá 4,40 metros. Estas medidas são muito parecidas com as medidas do HR-V.
Pelo planeta afora o suvinho da Toyota entra em produção em 2020 e no Brasil ele será comercializado em 2021, no segundo semestre. Ele terá um investimento de R$ 1 bilhão e será fabricado em Sorocaba aonde a Toyota já faz o Etios e Yaris.
SERÁ MAIOR
Segundo o Jornal do Carro do Estadão, o modelo terá a plataforma encurtada e simplificada do Corolla, a TNGA GA-B. São 980 kg em 3,99 metros de comprimento, o mesmo do Ford EcoSport, 1,69 metro de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. As rodas serão de 17 polegadas.
Segundo a Toyota, como esta plataforma é modular, o Rize brasileiro terá 21 cm a mais por conta do porta-malas, que precisava ser maior.
MOTORIZAÇÃO
A grande dúvida fica a respeito da motorização. O modelo exibido em Tóquio era equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina de 98 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. Por aqui, o motor do Yaris, tanto 1.3 quanto 1.5, já estão datados. Enquanto o 2.0 do Corolla ou mesmo o conjunto híbrido podem encarecer demais o projeto. De qualquer maneira, o lançamento só está previsto para 2021.
Leia mais
- Fiat Strada e Chevrolet Onix foram os mais vendidos em novembro
- Nivus é o SUV do VW Polo que chega em 2021
- Hoje tem Jeep no Shopping
- Coluna do Baleia: Yas Marine A despedida de 2019
- Yaris é o carro que menos desvaloriza no Brasil segundo a Autoinforme
- Veículos elétricos e a combustão terão os mesmos preços em 2025
- Além do Tracker, GM produzirá nova picape e CUV de 7 lugares em São Caetano
- Renault Duster é o novo papamóvel do Papa Francisco
- Governo de Minas divulga datas de pagamento e valores do IPVA 2020
- CEO da Toyota visita Uberaba para conhecer novos projetos