JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

VW leva Tarok, concorrente da Toro, para o Salão de Frankfurt

Desenvolvida com base na plataforma modular MQB, a Tarok mede 4.914 mm de comprimento, 1.830 mm de largura

16/09/2019 - 09:33:55. Última atualização: 16/09/2019 - 09:43:37.

Começou no último dia 12 de setembro, o Salão de Frankfurt (International Motor Show Germany) e termina no próximo dia 22, segunda–feira. A feira é a mais importante do planeta porque traz as tendências de mobilidade, tecnologia e futuros lançamentos.

O carro acima é um conceito da Volkswagen, um veículo que ainda não foi fabricado em série. Ele é o estudo para a fabricação de uma picape intermediária que vai rivalizar com a Fiat Toro no Brasil. Denominada Tarok, ela foi totalmente desenvolvida por designers brasileiros

Segundo o site motor1.com, o modelo aparece ainda como protótipo e pintado em um chamativo tom de azul, exatamente como no Brasil e nos Estados Unidos. A ideia é testar a reação do público europeu quanto à proposta de uma picape intermediária e com construção monobloco.

Desenvolvida com base na plataforma modular MQB, a Tarok mede 4.914 mm de comprimento, 1.830 mm de largura (sem os espelhos externos) e 1.677 de altura (sem os trilhos do teto). A distância entre-eixos é de 2.990 mm e os balanços são bastante curtos: 914 mm na frente e 1.010 mm na traseira.

Na prática, é posicionada entre a média Amarok (5.191 mm de comprimento) e a compacta Saveiro (4.497 mm). Ela traz soluções inovadoras, como o conceito de carga variável que permite rebater o painel traseiro junto com os bancos para formar uma área totalmente integrada com a caçamba. Sob o capô, o conhecido motor 1.4 TSI de quatro cilindros entrega 150 cv de potência e 25,4 kgfm de torque máximo a 1.500 rpm (até 3.500 rpm). O câmbio é automático de 6 marchas e tração integral permanente 4Motion.

A capacidade de carga total é de 1.000 kg. Embora a VW ainda não confirme oficialmente, o lançamento da versão de produção da Tarok está programado para 2021, sendo o Brasil um dos primeiros mercados do mundo a receber a novidade. O objetivo é rivalizar diretamente com a Fiat Toro e as futuras picapes intermediária de Ford, Hyundai e Chevrolet.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia