JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Agosto não foi um bom mês para as revendas locais

O mês passado pode ter sido o pior faturamento de carros novos em Uberaba desde que o Sobre Rodas passou a divulgar o ranking local

07/09/2019 - 00:00:00.

Foto/reprodução


Mesmo próximo à chegada da nova geração da Fiat Strada, a picapinha continua vendendo muito e, em agosto, desbancou a hegemonia do Chevrolet Onix, sendo o veículo mais vendido em Uberaba

Agosto passado foi um mês para esquecer. As revendas locais tiveram um faturamento pífio, comercializando apenas 282 veículos, bem menos que o montante de julho do mesmo período, quando foram comercializados 450 veículos. Considerando estes números, tivemos uma queda de quase 100% (97,3%) nas vendas em Uberaba. A economia em recuperação ainda não chegou ao nosso mercado, que espera soluções do Governo Federal em relação à política macroeconômica.

COMPASSO DE ESPERA
A variação negativa, observada em agosto, está relacionada ao menor número de dias úteis (22 dias em agosto contra 23 dias em julho). Mas isso não tem desculpa, porque vendemos em agosto apenas a metade dos veículos que vendemos em julho. Já em relação a agosto do ano passado (356 emplacamentos), as vendas também foram menores e a queda foi de 26,24%. Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenavrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, explicou em artigo publicado no site da federação que “enquanto não forem aprovadas as Reformas necessárias, tanto os consumidores quanto os empresários estarão em compasso de espera para fazer investimentos. Este sentimento não é só com a Distribuição de Veículos. Todos os setores da economia estão vivendo a mesma situação”, disse o presidente.

REVENDAS
San Marco/Fiat lidera com folga o ranking de Uberaba. Ela também vende o veículo mais comerciado em nossa cidade, a Fiat Strada. Entre os dez carros mais vendidos por aqui em agosto, a San Marco emplacou seis unidades. Todo esse sucesso se deve aos números de vendas das picapes Toro e Strada. Com as vendas totais em baixa, todas as concessionárias locais tiveram desempenho negativo em agosto, algumas delas vendendo a metade de veículos em agosto em relação a julho deste ano. É importante explicar que o Sobe Rodas considera em seu ranking a venda total de veículos, usando a somatória das vendas diretas mais as vendas no varejo.

CARROS MAIS VENDIDOS
O Chevrolet Onix, agora, não é o veículo mais vendido em Uberaba. Ele já vinha perdendo terreno com a aproximação da sua nova geração, que deve chegar no mês que vem. Ao conferir a tabela, o leitor vai perceber que, em junho deste ano, ele estava empatado com a picape, e agora a Fiat Strada desbancou o Onix e foi o carro mais vendido no mês passado. Hyundai HB20 ficou em terceiro e pode ganhar o posto do Onix nos próximos meses, porque a versão 2.020 está prestes a chegar e o carro ficou muito bonito e tecnológico. O Jeep Compass e Honda HR-V foram os SUVs mais vendidos e o Fiat Argo já quer entrar na briga entre Onix e HB20.

Vendas diretas representaram 45,12% das vendas em agosto

 
Chevrolet Onix, o mais vendido no Brasil em agosto

De acordo com a Fenabrave, as vendas de veículos novos apresentaram crescimento de 11,27% no acumulado de janeiro a agosto, ante o mesmo intervalo de 2018, somando 2.615.519 unidades emplacadas entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado segue apoiado nas vendas diretas. No acumulado de janeiro a agosto, as vendas diretas representaram fatia de 45,12% dos emplacamentos de Automóveis e Comerciais Leves, contra 41,51% no mesmo período de 2018.

O varejo cresceu 2,57% nesse período, enquanto as vendas diretas avançaram 17,23%. Porém, o desempenho mensal do mercado total apontou leve queda. As 347.091 unidades vendidas em agosto representaram retração de 0,67% sobre julho e de 1,5% sobre as vendas de agosto de 2018.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia