JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SOBRE RODAS

Comunicação entre veículos será obrigatória em 2023 nos Estados Unidos

A comunicação entre veículos deve permitir que eles se comuniquem também com o gerenciamento de tráfego das cidades, passando muitas informações

18/07/2019 - 00:00:00.

Foto/Reprodução

A tecnologia de veículo para veículo ou V2V é uma tecnologia que permite que veículos próximos um do outro enviem e recebam vários tipos de dados. Exemplos de tais dados incluem condições atuais da estrada, velocidades de deslocamento e quaisquer sinais de perda de estabilidade.

Veja a que ponto esta chegando a tecnologia. A comunicação entre veículos deve ser obrigatória nos EUA em 2023. O DoT (Departamento de Transportes americano) deve aprovar a tecnologia de comunicação entre veículos, a chamada V2V ou vehicle-to-vehicle. A ideia é que esse sistema seja implantado de forma definitiva em 2023. Antes disso, porém, o processo para o regulamento da lei deve ser completado até o final deste ano. Posteriormente, outros ajustes serão feitos até 2021.

Redução de acidentes
Com este novo equipamento espera-se que haja uma redução no número de acidentes, atropelamentos, ampliando a segurança em ruas e estradas.

Neste caso, os veículos poderão compartilhar entre si diversas informações que deverão ser repassadas aos condutores ou assumidas pelos carros autônomos para ajuste na condução, de acordo com a situação apresentada. Acidentes, pistas escorregadias, neblina, alagamentos, atropelamentos, carros quebrados, bloqueios, entre outras informações, poderão ser acessadas por todos os motoristas ao longo da estrada ou no meio urbano, como hoje se faz com aplicativos como Waze, por exemplo.

Muitos benefícios
A integração com semáforos e outros meios de controle de tráfego também trará benefícios em termos de fluidez do trânsito, reduzindo o tempo de viagem e os congestionamentos. O novo sistema deve permitir que os veículos também se comuniquem com o gerenciamento de tráfego das cidades, passando não só as informações colhidas, mas também recebendo outras provenientes da engenharia de trânsito. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia