JM Online

Jornal da Manhã 50 anos

Uberaba, 13 de agosto de 2022 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CULTURA & ARTE

Continua depois da publicidade



Aguimar José Luiz está a frente de mostra na Casa do Artesão

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

08/04/2022 - 17:10:15. - Por Rose Dutra Última atualização: 08/04/2022 - 17:12:01.

Casa da Arte
Com mentoria do talentoso escultor Aguimar José Luiz, será inaugurada neste sábado, com visitação das 16h às 20h, a mostra "A Morte de Degas", com obras dos artistas Antônio Chagas, Antônio Noronha, Anderson Yekenelay, Cleyton Borges, Edson Fernandes, Fabiana Oliveira, Flávio Salge, Hederson Argondizzi, Maurício Faria, Rosalina Cardoso, e Wilker Campos.

Noronha diz que o foco da mostra é evidenciar as inúmeras possibilidades de surgirem obras de arte a partir do reaproveitamento de materiais simples que a sociedade descarta. São criadas obras de arte com a reutilização de plásticos, metais, madeiras, borrachas, tecidos, folhas vegetais e papéis. Os resultados surpreendentes podemos conferir na exposição que conta com o patrocínio e o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba. 


Aguimar José Luiz assina a mentoria da mostra na Casa do Artesão


Maurício Faria e Rosalina Cardoso participam da exposição


Orquestra na Universidade
Neste domingo, 10 de abril, a Orquestra Municipal de Uberaba se apresentará em concerto no Campus Centro da Uniube, no Centro Cultural Cecília Palmério, agora com curadoria do escritor e historiador Jorge Alberto Nabut.

O evento acontece às 19h30, com entrada franca.

Sob a regência do maestro Eliézer Tiago, a Orquestra interpretará obras de grandes nomes da música clássica universal, como: A. Vivaldi (1678-1741), W. A. Mozart (1756-1791), Jean Sibelius (1865-1957).

A Orquestra interpretará ainda obras de Dorival Caymmi (1914-2008), Tom Jobim (1927-1994) e Vinicius de Moraes (1913-1980).

Mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, a Orquestra conta hoje com 36 músicos e é formada por violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, piano e percussão.

O concerto faz parte da solenidade de reabertura do Centro Cultural Cecília Palmério, da Universidade de Uberaba – Uniube.


O domingo será de concerto no Cecilia Palmério


Jorge Nabut assume curadoria do Centro Cultural

 

Natural de Uberaba (MG), Eliézer Tiago de Oliveira começou seus estudos ao violino aos 6 anos de idade.

Formado em violino pelo Conservatório Renato Frateschi, estudou sob a orientação dos professores Marcos Fuzaro, Milton Bergo (Ribeirão Preto) e Elina Suris (Moldávia).

Estudou regência com os Maestros Robson Dias (Belo Horizonte – MG) e Reginaldo Nascimento (Ribeirão Preto - SP).

Atuou como violinista em diversas orquestras; entre elas a Orquestra de Uberaba, Orquestra do Conservatório Carlos Gomes, Ribeirão Preto - SP, Orquestra Sinfônica Camargo Guarnieri, Uberlândia - MG, Orquestra Jovem e Orquestra Sinfônica de Barretos – SP.

Trabalhou por 16 anos no Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, como professor de violino. Ainda no Colégio atuou como arranjador e regente dos Musicais “Os Miseráveis” (2009), “A Noviça Rebelde” (2011), “O Fantasma da Ópera” (2012), “O Rei Leão” (2013) e “Mamma Mia” (2014), entre outros.

Foi coordenador do Projeto Escola de Cultura e Arte de Uberaba (ECAU) nos anos de 2014 à 2018.

Liderou a equipe nomeada pela Fundação Cultural de Uberaba para a implementação da Orquestra Municipal ocorrida em julho de 2016.

Atualmente é o diretor artístico e regente da Orquestra Municipal de Uberaba.


Maestro Eliézer é o regente da Orquestra Municipal

 

Brasil no Harry Potter
Maria Fernanda Cândido, atriz brasileiríssima, que interpreta a bruxa Vicência Santos em Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, o novo filme da franquia Harry Potter de J. K. Rowling, deu entrevista no lançamento mundial da produção em Londres, com todo o elenco. Disse que é uma grande alegria fazer parte deste mundo mágico.

 

Os dinos e sua história
Que os nossos amigos dinossauros viveram por aqui há 65 milhões de anos, muitos já sabem mas que havia na Terra de Gigantes, um ninho com 20 ovos de dinossauro, não.

A descoberta é de pesquisadores brasileiros em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro.

O geólogo Luiz Carlos Ribeiro, da UFTM, em foto que rodou o mundo nos últimos dias, diz que o material foi localizado em uma pedreira no bairro rural de Ponte Alta, onde funcionava uma mineradora.

“Acreditamos que essa seja apenas a ponta do iceberg, já que, se continuarmos a escavação, poderemos ter mais descobertas incríveis”, afirmou ele.

A novidade foi publicada na última semana. Ribeiro acredita que pode haver embriões em alguns dos ovos.

A pesquisa foi publicada na revista internacional Scientific Reports, do Grupo Nature.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia
Fechar