SAÚDE

Médica reforça a importância da imunização na prevenção da meningite

Francine Gonçalves, médica e diretora corporativa de Terapia Intensiva do Sistema Hapvida, reforça a importância da imunização na prevenção da meningite

Publicado em 11/08/2022 às 16:28Atualizado em 18/12/2022 às 21:14
Compartilhar

“A meningite é uma doença caracterizada pela inflamação da meninge, a película que recobre o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas e fungos. Os sintomas virais são parecidos com um resfriado comum: febre, falta de apetite e fadiga. Já quando é bacteriana, os sintomas são mais fortes. A meningite meningocócica é a mais preocupante por poder levar à morte. Ela causa febre alta e persistente; dificuldade de abaixar a cabeça até o queixo tocar o pescoço por conta da rigidez na nuca; e manchas vermelhas pelo corpo. Se isso acontecer, é de extrema importância levar de imediato o paciente ao serviço de saúde mais próximo. A doença é tratável e existe vacina, gratuita e disponível no SUS. É preciso atualizar o cartão vacinal da criança. As vacinas para a meningite são a BCG, pentavalente, pneumocócica e meningocócica. Há várias doses, é fundamental estar atento aos reforços para que o tratamento não fique incompleto e o paciente, suscetível a infecções”.

Sobre o Sistema Hapvida

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas.

Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por