SAÚDE

Lentes de contato: quem pode usar e quais os cuidados?

Uso estético de lentes também deve passar por aprovação de especialista

Publicado em 29/07/2022 às 17:09Atualizado em 18/12/2022 às 21:09
Compartilhar

As lentes de contato, assim como os óculos, são indicadas por especialistas para pacientes com miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e irregularidades corneanas. Elas também se tornaram as queridinhas dos que, por incômodo ou preferência, apostam em uma vida longe das armações de óculos.

Por necessidade ou estética, o uso de lentes deve ser iniciado com a orientação de um oftalmologista. “O profissional analisará o filme lacrimal do paciente, blefarites e conjuntivites alérgicas que possam atrapalhar o uso das lentes de contato. Caso o uso dos dispositivos ópticos seja aprovado, o oftalmologista indicará o melhor tipo, estojos e produtos”, orienta o oftalmologista do Sistema Hapvida/RN Saúde, Dr. Breno Barth.

O especialista esclarece que nos primeiros meses de uso, período de adaptação do paciente, é recomendado o retorno ao consultório com maior frequência e, posteriormente, ao menos uma vez no ano.

Vale ressaltar, que o uso rotineiro das lentes pode resultar em algumas situações. É muito comum, por exemplo, pessoas que esquecem que estão com lentes de contato e dormem. “O ideal nesta situação é procurar um oftalmologista para que ele examine o globo ocular. Em alguns casos, a lente está embaixo da pálpebra superior ou inferior. Já em situações que a lente ou um pedaço dela vai além dessas regiões, o profissional com a lâmpada de fenda consegue detectar, para assim retirar e devolver o conforto ao paciente”, recomenda o oftalmologista.

Os olhos são tidos como potenciais portas de entrada de corpos estranhos em nosso organismo. Sendo assim, outros cuidados importantes em relação às lentes e à saúde devem ser adotados, tais com higienizar as mãos antes de tirar e colocar as lentes, fazer a limpeza regular com solução apropriada, limpar o estojo regularmente, evitar coçar os olhos e respeitar o prazo de validade das lentes.

Sobre o Sistema Hapvida

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde.

Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos através de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas.

Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços através de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por