SAÚDE

Justin Bieber: saiba o que é Ramsay Hunt, síndrome rara do cantor

Astro publicou vídeo explicando que sofre de síndrome rara, que causa infecção dos nervos da face e do ouvido

Publicado em 11/06/2022 às 17:35Atualizado em 18/12/2022 às 20:23
Compartilhar

Justin Bieber anunciou em suas redes sociais, nesta sexta-feira (10) que o motivo de ter adiado os próximos shows no começo da semana seria por conta de piora do estado de saúde, causado pela síndrome rara, chamada Ramsay Hunt. O cantor de 28 anos publicou um vídeo em seu Instagram que mostra metade do seu rosto paralisado.

A síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus herpes-zoster, o mesmo da catapora, e acontece quando este vírus é reativado dentro do corpo em uma porção do nervo facial chamada gânglio geniculado.

O vírus fica alojado no corpo até que uma circunstância de baixa de imunidade faz com que ele volte a aparecer. Os sintomas são paralisia facial, problemas de audição, vertigem e dificuldade para falar.

Causas e transmissão

A condição rara é causada pelo vírus herpes-zoster, que provoca a catapora. O risco de desenvolver a doença é maior em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos.

A primeira manifestação da síndrome de Ramsay Hyunt é a formação de pequenas bolhas cheias de líquido no ouvido externo e no canal auditivo, que podem aparecer também na língua e/ou no céu da boca.

Tratamento

O tratamento da síndrome é feito com remédios antivirais e corticoides. Além disso, o médico também pode recomendar o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar as dores, assim como, anti-histamínicos para reduzir os sintomas de vertigem.

Quando existe a compressão do nervo facial é recomendada uma intervenção cirúrgica, que pode aliviar a paralisia. Exercícios de fonoaudiologia ajudam a minimizar os efeitos da infecção na audição e a paralisia dos músculos faciais.

A condição não tem cura, pois o vírus fica adormecido e pode ser reativado quando há baixa de imunidade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por