SAÚDE

HC-UFTM promove conscientização no Dia Mundial sem Tabaco

Publicado em 23/05/2022 às 11:05Atualizado em 18/12/2022 às 19:40
Compartilhar

No Dia Mundial sem Tabaco (31), o Hospital de Clínicas da UFTM promove uma ação junto aos usuários do Ambulatório Maria Glória, profissionais de saúde que atuam no serviço, graduandos e pós-graduandos da área da saúde. Na ocasião, toda a equipe envolvida estará empenhada em conscientizar a população sobre os malefícios do consumo dos produtos derivados do tabaco, benefícios que são alcançados com a cessação do tabagismo, e informações sobre o Ambulatório de Cessação de Tabagismo do HC-UFTM.

Objetivos da ação são propor uma discussão sobre o problema do tabagismo, focando sobre malefícios do consumo do tabaco à saúde de fumantes e não fumantes, tabagismo passivo, prejuízos ao meio ambiente e benefícios da cessação do tabagismo; mobilizar diferentes setores da sociedade: comunidade, profissionais de diferentes áreas da saúde para colaborarem com medidas de controle do tabaco; informar a população sobre os danos ocasionados pelo uso do tabaco, estimulando uma visão crítica desse problema; aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar; incentivar a busca pelo tratamento para parar de fumar.

Programação

Dia 31/05/2022

7h às 17h: Recepção dos usuários do sistema de saúde do Ambulatório Maria da Glória, bem como dos alunos e profissionais de saúde que atuam no Ambulatório. Essa recepção ficará na entrada do Ambulatório e contará com os voluntários ao longo de todo o dia, em esquema de revezamento. Haverá faixas, cartazes e folders informativos disponíveis para os usuários, bem como encaminhamentos para o Ambulatório de Cessação do Tabagismo para os que desejarem.

7h às 7h30 / 12h às 12h30: Grupos de alunos (que tiveram treinamento prévio) farão intervenção junto dos usuários do sistema de saúde do Ambulatório Maria da Glória (nesse período os usuários estão nas recepções dos guichês aguardando as consultas). Farão breve explicação sobre os malefícios do consumo dos produtos derivados do tabaco e também sobre os benefícios que são alcançados com a cessação do tabagismo. Entregarão folhetos informativos e fornecerão encaminhamento ao Ambulatório de Cessação do Tabagismo para os interessados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por