SAÚDE

Oito casos de hepatite infantil "misteriosa" são investigados em MG

Publicado em 20/05/2022 às 17:12Atualizado em 18/12/2022 às 22:26
Compartilhar

O Ministério da Saúde investiga oito casos de crianças com hepatite aguda grave no estado de Minas Gerais. No Brasil, esse número chega a 58. O estado que mais acumula casos é o de São Paulo, onde o número de crianças com a doença chega a 23. As investigações acontecem desde o início do mês de maio, quando 16 casos suspeitos foram notificados pelo ministério até o dia 6.

Somente em Belo Horizonte, duas crianças foram identificadas com a doença. Outros estados que registrou casos foram o Rio Grande do Sul (5), Pernambuco (4), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso do Sul (3), Santa Catarina (3), Paraná (2), Espírito Santo (2), Goiás (2), Rio Grande do Norte (1) e Maranhão (1).

A hepatite aguda grave, uma inflamação no fígado, é considerada “misteriosa” por sua rara contaminação em crianças, pois os vírus responsáveis por infectá-las costumam acometer o sistema respiratório, e não o fígado. É uma doença de curta duração, contrário à hepatite crônica.

Os casos estão sendo monitorados por uma Sala de Situação, criada para apoiar as investigações e o levantamento de evidências para identificar possíveis causas. Além do Ministério da Saúde, o mecanismo conta com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por