SAÚDE

Brasil começa a produzir vacina 100% brasileira contra Covid

Imunizante deve começar a ser aplicado já em fevereiro

Rafaella Massa
Publicado em 22/01/2022 às 20:01Atualizado em 18/12/2022 às 18:05
Compartilhar

Foto/Agência Brasil

O primeiro lote de IFA foi descongelado agora, em janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou na sexta-feira (14) o descongelamento do primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) produzido nacionalmente e que será usado na formulação das vacinas contra Covid-19 100% brasileiras, realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Apesar da produção do IFA ter começado em julho de 2021, o primeiro lote está sendo descongelado somente agora, em janeiro de 2022, para auxiliar na produção da vacina nacional. Anteriormente, a Fiocruz, que produz a vacina AstraZeneca contra Covid-19, utilizava IFA importado do laboratório chinês WuXi Biologics.

O infectologista José Cavani explica que o IFA é o componente base para fazer a vacina e que a produção nacional é extremamente benéfica, principalmente se falando em economia. “Até o momento, não temos esse IFA produzido no Brasil, o que implica termos que importar. Alguns vêm da China, outros vêm de outros lugares, e isso faz com que a gente gaste mais para produzir vacinas. Uma vez que a gente gaste menos, esse gasto pode ser aplicado em outros locais, na própria saúde ou em outras situações. Inclusive, o Brasil pode acabar, ao invés de comprar IFA de outros países, podendo vender essa IFA para outros locais e lucrar também. Então, é bom nesse sentido, de não depender do externo, que acaba sendo um gasto maior”, explica Cavani.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por