SAÚDE

Lentes de contato dental: Saiba mais sobre a nova moda entre os famosos

Rafaella Massa
Publicado em 20/11/2021 às 19:44Atualizado em 18/12/2022 às 17:00
Compartilhar

As lentes de contato odontológicas viraram febre entre os jovens e adultos, principalmente no Brasil. O procedimento, que também virou febre entre os famosos, é um dos fatores que colocaram o país na segunda posição do ranking dos que mais realizam procedimentos estéticos odontológicos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, conforme balanço da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Ainda segundo a sociedade, as buscas por lentes de contato dental aumentaram em 300% entre 2014 e 2015.

Apesar de não interferir na saúde bucal positiva ou negativamente, o procedimento ajuda na autoestima do paciente. “É mais uma questão de estética e bem-estar dos pacientes. Hoje em dia, eles andam procurando muito esse lado de estar com um sorriso bonito, de os dentes aparecerem no sorriso. Porque, às vezes, o paciente é jovem, tem os dentes pequenos e fica com o sorriso mais envelhecido. Então, está na moda mesmo, o pessoal está procurando”, conta a dentista Leonilda Gonçalves.

Ainda segundo a dentista, as lentes são materiais com cerca de 0,3 milímetros em média, portanto, o desgaste dos dentes é mínimo, ainda mais levando em consideração o apoio tecnológico existente atualmente. “Hoje em dia, a gente conta com essa parte digital, que vem nos ajudando muito, então, o desgaste é quase zero. Antigamente, desgastavam mais o dente. Hoje em dia, a gente tem alternativas que nos ajudam a ter um desgaste menor”, explica Gonçalves.

Essa tecnologia também ajuda o paciente a ter noção de como ficará seu sorriso após o implante das lentes, o que passa por um processo de escolha da cor, formato e tamanho. Desta forma, é possível saber como será o resultado do procedimento. “Você pode usar a forma do dente que mais combine com o seu rosto, que mais harmonize seu rosto. A gente pode mexer em forma, cor, tamanho, fazemos um estudo de como esse tratamento vai ficar posteriormente. Porque o paciente faz um tratamento desses e não tem noção de como vai ficar depois, então, a gente faz esse estudo que chama ‘mock-up’, para o paciente ter noção de como vai ficar”, conta a dentista.

No entanto, a especialista reforça que, apesar de deixarem os dentes mais bonitos, é preciso que o paciente tenha uma manutenção constante das lentes dentais, e lembra que o clareamento sempre é uma opção mais viável. 

“O dentista procura sempre manter o máximo possível a estrutura dental, então, se a pessoa tem um dente bonito, a gente aconselha o menor desgaste possível. Então, entre os procedimentos dentários de clareamento e lentes de contato, o dentista vai sempre priorizar o clareamento”, explica Leonilda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por